BUSCA O QUE ESTÁ PROCURANDO?

Onde deseja efetuar a busca?

Em Cacoal, safra de café de produtor surpreende

Sebrae e governo de Rondônia levam produtores rurais ao Espírito Santo, onde foi dada a notícia.

Publicado: 29/08/2017 às 07h10

Na propriedade trabalham, com Ronaldo, dois filhos, dois sobrinhos e o irmão, que também é sócio

Direto de Cacoal, o produtor rural Ronaldo Bento fez parte do grupo que participou da visita técnica a entidades e produtores do Espírito Santo. Lá fez uma revelação surpreendente para técnicos e produtores presentes.

Com a experiência de trinta anos em cafeicultura, Ronaldo já possuiu uma propriedade no município de Rolim de Moura, atuou no município de Seringueiras, e hoje vive em Cacoal, produzindo em uma propriedade de um hectare.

Na atual propriedade, Ronaldo produz café há três anos, portanto ainda não fechou o ciclo da plantação. O produtor rural pretende realizar a técnica denominada “poda programada”, isto é, determinou que fará a poda dos pés de café de quatro em quatro anos. De acordo com ele, essa técnica ajuda a criar ramos novos na planta e, com isso, a produtividade aumenta.

Ronaldo já fez a poda programada no município de Seringueiras, no qual obteve excelentes resultados. Além disso, ele também tem o cuidado de deixar o espaçamento entre os pés de 2,8 por 1,2 metros.

Na propriedade trabalham, com Ronaldo, dois filhos, dois sobrinhos e o irmão que também é sócio. O cafeicultor tem buscado constantemente orientação técnica e, com isso, aprendeu a importância de fazer uma boa gestão da propriedade e da empresa, usando continuamente uma planilha para administrá-las. Portanto, ele analisa todos os custos da produção para identificar o real valor do investimento. Com orientação de um consultor, identificou que tem R$ 80, por saca, de custo da produção.

Junto com outros doze produtores, Ronaldo participou da visita técnica ao Espírito Santo, que é uma referência na produção de café conilon ao ponto de o Estado ser o segundo maior produtor do Brasil. Essa iniciativa é uma ação do Projeto de Cafeicultura do Sebrae pelo convênio firmado entre Sebrae e Suder.

A revelação que causou surpresa a todos foi quando Ronaldo, além de mostrar a importância de uma boa gestão da propriedade, revelou já ter produzido 170 sacas de café.

Por Assessoria

Deixe o seu comentário