BUSCA O QUE ESTÁ PROCURANDO?

Onde deseja efetuar a busca?

Excesso de peso atinge alunos de Porto Velho

Cerca de 15% das crianças e 8% dos adolescentes sofrem de problemas de obesidade, e 8 em cada 10 adolescentes ficam obesos na fase adulta.

Publicado: 20/08/2015 às 05h30

 O excesso de peso pode provocar o surgimento de vários problemas de saúde como diabetes e problemas cardíacos

O excesso de peso pode provocar o surgimento de vários problemas de saúde como diabetes e problemas cardíacos

A obesidade não é mais apenas um problema estético, que incomoda por causa da “zoação” dos colegas. O excesso de peso pode provocar o surgimento de vários problemas de saúde como diabetes, problemas cardíacos e a má formação do esqueleto.
Cerca de 15% das crianças e 8% dos adolescentes sofrem de problemas de obesidade, e oito em cada dez adolescentes continuam obesos na fase adulta.

As crianças em geral ganham peso com facilidade devido a fatores tais como: hábitos alimentares errados, inclinação genética, estilo de vida sedentário, distúrbios psicológicos, problemas na convivência familiar entre outros.

O estudo* de Base Escolar realizado no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica – Pibi/2013-2014 e 2014 – 2015, avaliando 4.166 estudantes, a prevalência de excesso de peso nas escolas da capital – Porto Velho, RO, ficou em torno de 26,76%, sendo escolas públicas 23,97% e particulares 30,61%, na faixa etária de 9 a 18 anos de idade, conforme quadro descrito ao lado.

Fatores de proteção que se mantiveram associados ao excesso de peso foram:

1) atividade física regular, ser ativo, 2) assistir e permanecer na frente da televisão, computador e redes sociais menos de 2 horas diárias, 3) se locomover a pé ida e volta da escola, 4) não fumar, 5) ingerir e consumir o menos possível de refrigerantes, doces, fast-food e massas e consumir todos os dias hortifruti (frutas e verduras), as classes sociais C (média), D/E (média baixa e baixa), 6) menos ou igual a três refeições diárias, 7) participar ativamente das aulas de educação física igual ou mais de duas sessões semanais (em dias alternados), 8) participar de jogos ativos.

O estudo concluiu que o excesso de peso é um sério problema de saúde pública em escolares do Ensino Fundamental e Médio das escolas públicas e particulares da capital do estado de Rondônia. Para sanar tal problema sugere-se a necessidade de prevenir de forma precoce os riscos do excesso de peso no ambiente escolar, com abordagens disciplinares com profissionais da área da saúde para planejamento de intervenções, incluindo estratégias de educação nutricional, promoção de atividades físicas. Tais fatores podem ser de suma importância para o controle e diminuição do excesso de peso, principalmente quando estas crianças e adolescentes chegarem à vida adulta, evitando como consequência doenças prematuras como: diabetes, hipertensão, doenças do coração, infertilidade, problemas de coluna e locomoção, osteoporose, câncer, etc.

*

 

Por Assessoria

Deixe o seu comentário