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Fábrica da Votorantim Cimentos de Porto Velho concorre a prêmio internacional

O modelo de operação da fábrica da Votorantim Cimentos de Porto Velho (RO) concorre ao prêmio Dr. Clemente Greco 2015, na..

Publicado: 03/02/2015 às 16h37
Atualizado: 28/04/2015 às 19h26

Unidade que é exemplo de operação ecoeficiente terá modelo apresentado no CBI Brazil&LatinAmerica 2015, em São Paulo

Unidade que é exemplo de operação ecoeficiente terá modelo apresentado no CBI Brazil&LatinAmerica 2015, em São Paulo

O modelo de operação da fábrica da Votorantim Cimentos de Porto Velho (RO) concorre ao prêmio Dr. Clemente Greco 2015, na categoria: Projeto de Inovação, Ambiental ou de Sustentabilidade do Cimento. A unidade é exemplo de investimento com preocupação e foco em mudanças climáticas, já que a fábrica reduziu as emissões de gases em 50% devido ao uso de pozolana de argila calcinada para substituir o clínquer na produção de cimento.

O prêmio Dr. Clemente Greco 2015 integra a programação do congresso CBI Brazil&LatinAmerica 2015, que será realizado nesta quarta (4) e quinta-feira (5) no Hotel InterContinental, em São Paulo (SP). O evento reunirá executivos da indústria de cimentos da América Latina para discutirem temasrelacionados ao desenvolvimento do setor. Edvaldo Rabelo, diretor executivo global da Votorantim Cimentos, falará sobre as políticas de sustentabilidade na companhia a partir das 11h30 do primeiro dia. Silvia Vieira, gerente de pesquisa e desenvolvimento, comentará sobre a adição de materiais sustentáveis na produção de cimentos no segundo dia do evento.

Ecoeficiência e redução de custos operacionais – A fábrica da Votorantim Cimentos de Porto Velho opera desde 2009 e encontrou nas matérias-primas alternativas uma solução também para a redução de custos operacionais. A planta está localizada na região Norte do país, onde faltam depósitos de calcário para produção de clínquer e o alto custo do transporte de outras minas tornava a operação financeiramente desfavorável. “Isso nos levou a pensar em produzir pozolana de argila calcinada no local e aumentar a proporção de substitutos. Após pesquisas, envolvimento de cientistas para as especificações técnicas e diversos testes, chegamos a um forno próprio para produção do material”, detalha Silvia, que é PhD em Geologia.

A construção da unidade em Porto Velho/RO demandou aporte de R$176 milhões e 1,6 milhão de homens/hora. “O investimento foi muito similar ao de uma fábrica comum, mas com bastante ecoeficiência. Emitimos metade dos gases que uma operação tradicional, gastando 35% menos energia e 40% menos de água que uma planta de cimento convencional, que produz cimentos sem adições”, completa Silvia.

A proporção de matérias-primas alternativas aplicadas ao cimento brasileiro é uma das melhores do mundo, segundo dados do SNIC (Sindicato Nacional da Indústria da Construção), conforme destaca a Votorantim Cimentos, maior empresa do setor de materiais de construção do País. Em 2013, 91% de todo o cimento comercializado em território nacional contava com algum aditivo ao clínquer, derivado do calcário utilizado na produção de cimento.

“O Brasil tem um dos maiores índices de substituição de clínquer do mundo e isso se deve a pesquisas da indústria e ao desenvolvimento de tecnologias para adição de substitutos naturais e até mesmo rejeitos da indústria siderúrgica na fabricação de cimento”, diz Edvaldo Rabelo, diretor executivo de energia, sustentabilidade e segurança da Votorantim Cimentos. “A adição de matéria-prima alternativa garante um material tão resistente e durável quanto o cimento produzido com clínquer puro, e gera ganhos com a redução da emissão de gases, do uso de água e da queima de combustíveis fósseis no processo”, explica.

 Sobre a Votorantim Cimentos

Presente no negócio de materiais de construção (cimento, concreto, agregados e argamassas) desde 1933, a Votorantim Cimentos é uma das maiores empresas globais do setor, com capacidade produtiva de 53,9 milhões de toneladas de cimento/ano. A Votorantim Cimentos possui unidades estrategicamente localizadas próximas aos mais importantes mercados consumidores em crescimento e está presente em 13 países, além do Brasil: Argentina, Bolívia, Canadá, Chile, China, Espanha, Estados Unidos, Índia, Marrocos, Peru, Tunísia, Turquia e Uruguai.

 

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