BUSCA O QUE ESTÁ PROCURANDO?

Onde deseja efetuar a busca?

Fefa e Idaron assinam termo de cooperação

O Termo de Cooperação Técnica entre o Fundo Emergencial de Febre Aftosa de Rondônia (FEFA) e Agência de Defesa Sanitária..

Publicado: 27/06/2019 às 14h38

O Termo de Cooperação Técnica entre o Fundo Emergencial de Febre Aftosa de Rondônia (FEFA) e Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril do Estado de Rondônia (IDARON) para fomento e ampliação das ações controle sanitário em Rondônia, foi assinado na última quarta-feira (26) na sede do FEFA/RO, entre o presidente da Idaron, Julio Cezar Rocha Peres e o presidente do Fefa, Hosé Vidal Hilgert.

Segundo Júlio Cezar, o papel da Agência Idaron, é apenas ser um certificador das ações, que o produtor realiza no dia a dia. 

Rondônia que tem um abate 2,6 milhões cabeças de gado por ano, exporta sua produção para mais de 40 países, e tem projeção de crescimento nos próximos anos. Entre as unidades da Federação, se desponta como 4º maior exportador do país. O estado com 115 mil propriedades rurais e 90 mil produtores tem ainda uma produção de 2,1 milhões litros de leite por mês e detém o 6º maior rebanho do país. Os resultados colhidos em pleno século 21 é resultado de um trabalho iniciado em 1999, quando surgiu o FEFA – Fundo Emergencial de Febre Aftosa de Rondônia.

“É extremamente importante, que a gente continue caminhando ombreados, juntos com setor produtivo e área técnica e com as políticas publicas do Mapa e do Governo do Estado”, ressaltou Vidal.

A junção de forças resultou na conquista de área livre de Febre Aftosa com Vacinação junto à organização internacional de epsotias em 2003. Com o controle e a erradicação das doenças Rondônia ampliou sua capacidade de produção, pois o trabalho estruturado e apto para detecção de riscos e medidas sanitárias foram determinantes para aumentar a produtividade dos rebanhos e obter acesso a novos mercados. Ações que são imprescindíveis entre FEFA e Idaron

Pecuaristas e produtores de Rondônia comemoram a celebração da parceria, no Estado que registrou uma evolução do Produto Interno Bruto – PIB rondoniense que em dez anos cresceu 98,52%, saltando em 2009 de R$ 20,3 bilhões para 40,3 bilhões, em 2018. O valor para esse ano está projetado para R$ 9,5 bilhões.

 

Por Assessoria

Deixe o seu comentário