BUSCA O QUE ESTÁ PROCURANDO?

Onde deseja efetuar a busca?

Mais de 150 mil garrafas pet dão vida ao Natal e Luz, em Ji-Paraná

Projeto tem mais de 150 mil garrafas e 15 profissionais envolvidos de forma direta. Uma ideia simples, inovadora e ecologicamente correta...

Publicado: 08/11/2014 às 08h45
Atualizado: 17/11/2018 às 23h51

Projeto tem mais de 150 mil garrafas e 15 profissionais envolvidos de forma direta.

Uma ideia simples, inovadora e ecologicamente correta. Reaproveitamento de garrafas PET, que são descartadas para confecção de ornamentos para decoração natalina, em Ji-Paraná. O resultado surpreendeu a todos e o material utilizado no ano anterior será todo reaproveitado, incorporando à cidade uma beleza com 50 pontos fixos com decoração. Entre tantos atrativos, tem novidades na ornamentação da Casa do Papai Noel, desde a mobília até a decoração exterior, tudo feito com um só propósito: unir a família e celebrar as festas de fim de ano.

 Algumas das botas, bengalas, sinos, lustres, caixas de presentes, árvores de Natal e laços utilizaram centenas de PET

Algumas das botas, bengalas, sinos, lustres, caixas de presentes, árvores de Natal e laços utilizaram centenas de PET

Cores e brilhos se multiplicam pelas ruas e avenidas da cidade, transmitindo o sentimento de vida e paz, por meio de materiais aparentemente inservíveis, transformados em botas, bengalas, sinos, lustres, caixas de presentes, árvores de Natal, laços e bonecos de gelo feitos com garrafas PET. Uma simbologia nostálgica que encanta as crianças, e que desperta nos adultos, o empírico da infância.

“Começamos a finalizar os enfeites e já estamos transportando para alguns pontos da cidade. Teremos novidades na decoração da Casa do Papai Noel, que vai encantar a população. Participei de uma feira, em São Paulo e acredito que algumas novidades nós vamos implantar aqui, creio que teremos um dos melhores Natais dos últimos anos”, ressaltou Lilian Pires, coordenadora do projeto.

A equipe que monta os ornamentos iniciou os trabalhos no mês de agosto, antecipação, que possibilitou dobrar a capacidade de produção. As parcerias foram essenciais na confecção das flores com as mulheres da Casa do Artesão, no recolhimento de garrafas com estudantes da Rede Municipal de Ensino e na montagem das peças com mão de obra de 15 profissionais. Os trabalhos começaram em agosto e 150 mil garrafas PET serão utilizadas na decoração. Para evitar água acumulada nas garrafas, e a proliferação de focos de mosquitos da dengue alguns furinhos são feitos nos litros.

Parceria para o natal

Outra novidade na decoração natalina ressalta a parceria entre Associação Comercial e Industrial de Ji-Paraná (Acijip), Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e Prefeitura Municipal na sexta edição do Natal e Luz. Parceria com investimento de mais de R$ 100 mil, que garante a ornamentação de vários pontos da cidade. As microlâmpadas, que foram substituídas por leds serão acionadas no dia 22 de novembro, data que comemora os 37 anos de emancipação política e administrativa de Ji-Paraná.

O Natal e Luz iniciado em 2006 mantém a tradição há sete anos. Os ornamentos utilizados em anos anteriores são todos reaproveitados. Aqueles que apresentaram problemas passaram por manutenção e foram incorporados à decoração desse ano. São 520 peças, que compõem a decoração da cidade, instalados em ruas, prédios públicos e avenidas.

Um atrativo que todos os anos movimenta o comércio atraindo visitantes e turistas de outras regiões para Ji-Paraná. A novidade esse ano será a decoração da avenida Monte Castelo e outros pontos que ainda serão divulgados pela organização do Natal e Luz.

Pneus e pet em projetos

A primeira-dama Lilian Pires é a mentora da decoração com garrafas PET, em Ji-Paraná. Foi também a responsável pela reutilização de pneus para confecção de brinquedos para crianças na Praça dos Migrantes e no Cedel. Um trabalho delicado, cansativo e compensador. A exemplo das botas de garrafas PET, 20 botas utilizaram 40 mil garrafas, os lustres cinco garrafas e os laços foram feitos com sacos de cebola.

“Esse ano teremos muitas novidades na decoração natalina. Temos enfeites bem maiores e diversificados. Se no ano passado decoramos 12 pontos fixos, além dos distritos de Nova Londrina e Nova Colina vamos chegar a 50 esse ano”, completou Lilian dizendo que “o material do ano passado foi guardado, conservado e recebendo uma nova pintura e manutenção nos piscas. Acredito que teremos muitas opções e ficará bem mais bonito”, salientou.

Por Portal SGC

Deixe o seu comentário