BUSCA O QUE ESTÁ PROCURANDO?

Onde deseja efetuar a busca?

Grupo “Fala Sério” 14 anos de muito samba e pagode

No ano 2000 os músicos sambistas/pagodeiros, Júnior Foca, Jair, Jânio e Bola resolveram criar um grupo de pagode para tocar na noite e..

Publicado: 08/12/2014 às 11h05
Atualizado: 17/11/2018 às 23h48

No ano 2000 os músicos sambistas/pagodeiros, Júnior Foca, Jair, Jânio e Bola resolveram criar um grupo de pagode para tocar na noite e nos eventos de samba de Porto Velho e então, surgiu o grupo “Fala Sério” que no dia 15 de setembro passado, completou 14 anos se apresentando por tudo quanto é local, cuja programação exija uma roda de samba/pagode.

Apesar da data de fundação do Grupo ser no mês de setembro, a festa dos 14 anos, só aconteceu na noite sábado, dia 06. “Acontece que o mês de setembro ficou inviável porque a campanha eleitoral estava a pleno vapor e então resolvemos fazer a festa como parte das comemorações da semana do Dia do Samba”, esclarece Júnior Foca.

Sexta-feira, 05, durante a realização do Projeto Ernesto Melo e a Fina Flor do Samba no Mercado Cultural, conversamos com o Júnior Foca sobre a história do grupo. “O Fala Sério surgiu de uma brincadeira entre os amigos Júnior, Jair, Jânio e Edilson Bola. No início a gente acompanhava o Marquinho do Cavaco e um certo dia fomos convidados para tocar num ambiente, e o Marquinho não pôde ir e nós chamamos o Herondi, mais conhecido como Louro do Cavaco para substituí-lo, o samba foi lá na Marquito Conveniência. Depois que tocamos na “Marquito”, resolvemos formar um grupo de pagode pra sair tocando por aí, e então, entre tantos nomes que apareceram escolhemos “Fala Sério”, conta Júnior.

O atual cavaquinista do grupo Emerson Aguiar, neto de um dos melhores bandolinista que já passou por aqui, o João Batista do Bandolim, diz que entrou no grupo por acaso há 9 anos. “O cavaquinho deles faltou e eles me convidaram e o resultado foi que terminei ficando até hoje”.
No currículo do Fala Sério consta shows com os artistas nacionais Décio Luiz, Grigo (ex-Exalta Samba), Adilson Bispo, Monarco e muitos outros que passaram por Porto Velho. O grupo já fez show em várias cidades do interior de Rondônia como Ariquemes, Jaru, Ji Paraná, Presidente Médice entre outros municípios.

É sabido que em todo Grupo de Músicos sempre acontece histórias engraçadas e o Fala Sério não podia ser diferente:
“O Neto, antigamente era Rold da gente e fomos tocar em Humaitá (AM), chegando lá na rodoviária o Jair falou, Neto vai lá embaixo e tira nossas coisas que vamos ficar aqui dentro do ônibus até acalmar mais, isso porque a rodoviária tava cheia de meninas esperando a gente descer. As meninas, ao verem o Neto saindo do ônibus, correram pra cima pedindo autógrafo e ele não contou conversa, pousou de artista todo prosa, foi quando o Jair meteu a cara pra fora da janela e grita, sai daí Neto tu é Rold”.

Nem só de pagode vive a rapaziada do Fala Sério, em especial o Júnior Foca e o Jânio, que de vez em quando participam das escolas de samba como intérprete de samba-enredo. No caso do Júnior Foca o responsáveis pela sua introdução como “puxador” de samba-enredo, foram os músicos Jair Monteiro e Audízio, que o levararam para cantar na escola Os Diplomatas, já o Jânio há alguns anos, participa das disputas de samba-enredo na escola de samba Asfaltão, geralmente defendendo o samba das Pastoras. “Atualmente todos nós fazemos parte da descola Asfaltão”, conta Júnior.
Um fato interessante, é que muita gente pensa que a maioria dos integrantes do Fala Sério veio do Rio de Janeiro. “Na verdade todos nós somos do Rio, mas, do rio Madeira, Rondonienses de Porto Velho” afirma Emerson.

O Fala Sério toca todo sábado na Distribuidora Caiari (Duque de Caxias com a Presidente Dutra) a partir das 21h. Todo sábado também o grupo toca na Feijoada do Restaurante que fica na rua Álvaro Maia, sub esquina com a Rafael Vaz e Silva no bairro Liberdade.
Da festa dos 14 anos do Grupo Fala Sério participaram; Terreirão do Samba de Rio Branco (AC); Bom de Sambar; Deco do Banjo; Padoca do Cavaco e Hudson Mamede da Fina Flor do Samba e o Marquinho do Cavaco.
Hoje o Grupo conta com os seguintes músicos: Júnior Foca (cuíca, reco-reco e voz), Jânio (pandeiro e voz), Emerson (cavaco); Walber (bandolim, cavaco e voz); Walney (surdo).

Terreirão do Samba

Para a festa de seus 14 anos o Grupo Fala Sério trouxe de Rio Branco, Acre o grupo “Terreirão do Samba”. O Terreirão é bastante conhecido dos sambistas de Porto Velho, já que de vez em quando está se apresentando nas casas de samba da capital de Rondônia. O líder do grupo, Deley, que também é baterista e vocal, conta que o grupo está há 16 anos na estrada. “Estamos em Porto Velho participando da festa de aniversário do Fala Sério esse é um intercâmbio que a gente faz, pois, quando nosso grupo faz aniversário o Fala Sério participa da festa em Rio Branco”. Sobre o samba em Rio Branco, Acre, Deley diz que está com força total. “Tocamos numa casa nova que trabalha com samba, pagode e sertanejo”. Para contratar o Terreirão é só ligar para (68) 9927-2096.
A formação do grupo conta com os seguintes músicos: Dida (pandeiro); Marquinho (tatan), Deley (bateria e voz), Vital (surdo), Nilton (teclado), Marcos Alan (cavaco) e Romenigue (banjo)

Pra contratar o grupo Fala Sério é só ligar para (69) 9324-9921

Deixe o seu comentário