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GT da BR-319 definirá encargos e prazos para execução de obras do Trecho do Meio

Técnicos do MT consideraram “muito positiva e produtiva” a reunião ocorrida em Porto Velho

Publicado: 24/01/2024 às 06h00

Foto: Thiago Tarelli/MT

O coordenador do Grupo de Trabalho da BR-319 (GT- BR 319), Cloves Benevides, afirmou que é objetivo dos integrantes do GT desenhar um mapa com as responsabilidades de cada órgão envolvido com a reconstrução do Trecho do Meio da rodovia, o chamado “Meião”, e uma novidade, é estabelecer metas e prazos para que todos encontrem as soluções que vão destravar o licenciamento ambiental da obra.

“Vamos mapear todo esse empreendimento e dizer as soluções viáveis encontradas, os custos que elas apresentam. A gente precisa conjugar esforços, trabalhar com pragmatismo e bom compromisso ético, transparente, aberto, um diálogo construtivo como tem feito o Governo Federal”, disse Cloves.

Os representantes do GT-BR 319 do Ministério dos Transportes consideraram “muito positiva e produtiva” a reunião realizada na terça-feira (16), em Porto Velho. No encontro do grupo de trabalho, foi possível entender que se trata de uma demanda estratégica para a região a partir da demanda de políticos, empresários e instituições locais.

O MT também explicou que apesar de Boa Vista não ter ligação direta com a BR-319, que liga Manaus a Porto Velho (RO), a rodovia é um empreendimento bastante estratégico para a interligação de todo território da região Norte e será necessário ouvir as demandas dos roraimenses.

Conforme os representantes da capital roraimense, com a BR 319 pronta, a produção agropecuária de Roraima poderá ganhar novos mercados em outras regiões, principalmente para produtos como banana e pescado, além de latícínios.

Outro ponto abordado foi o prazo final para a realização dos trabalhos, estabelecido no decreto de criação para 16 de fevereiro, data previamente marcada para a audiência em Boa Vista (RR). Conforme o MT, “o trabalho interno deve ser encerrado em 16 de fevereiro e, ao fim do mês de fevereiro, está prevista a finalização do relatório do grupo de trabalho. Propostas e sugestões para a recuperação sustentável da BR-319 podem ser enviadas para o e-mail [email protected]“, informou o MT.

“A gente precisa conseguir a licença de instalação. Para não acontecer o que aconteceu ao longo desses últimos 20 anos, a gente está abrindo o diálogo para encurtar o prazo desse licenciamento”, disse o secretário-executivo do Ministério dos Transportes, George Santoro, que também participa do GT.

De acordo com Santoro, a estratégia do Ministério dos Transportes é elaborar um relatório que aponte os caminhos para a obtenção da licença após ouvir todos os apontamentos de órgãos de controle e sociedade organizada. Ao elaborar as condicionantes para a pavimentação, será possível montar um cronograma e tocar os projetos para implementar a rodovia.

“A nossa estratégia é desenvolver um relatório em que a gente aponte os caminhos para resolver o licenciamento ambiental junto aos órgãos de controle e para a gente entender o que é necessário para fazer o licenciamento, combinar com esses órgãos qual é o desejo do projeto a ser apresentado do licenciamento de implantação e a gente fazer exatamente dentro dessa configuração para encurtar tempo e a gente conseguir viabilizar o início das obras de recuperação da rodovia”, completou.

Por Redação Diário da Amazônia

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