BUSCA O QUE ESTÁ PROCURANDO?

Onde deseja efetuar a busca?

Instituto encerra ciclo de produção de girassol

Mais que beleza, o cultivo tem aplicação de ensino e extensão na rotina do Ifro, em Cacoal.

Publicado: 02/07/2017 às 05h35

No Ifro os girassóis valem como ensino em sala de aula e extensão no campo

Desde o início do ano, uma paisagem tem conquistado alunos e servidores que transitam pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (Ifro) em Cacoal. Estamos falando de uma plantação de girassóis, cultivada pelo Departamento de Integração Ensino, Pesquisa e Extensão (Diepe) e que se tornou o palco perfeito para inúmeras selfies divulgadas nas redes sociais.

Alunas do Campus Cacoal, as amigas Scheila Cristina e Karina Engelhardt, do segundo ano do Técnico Integrado em Agropecuária, tiraram um dia para tirar fotos dos girassóis – e com os girassóis. “É uma planta linda”. “Gosto muito da cor e da estrutura dela também. É muito bonita mesmo”, disse Karina.

A admiração pela flor é tanta que Scheila, inclusive, escolheu uma das imagens tiradas na sessão para concorrer em um concurso de fotografia promovido pelo Campus. “Gosto muito de fotografia e quando saiu o concurso tive essa ideia de usar uma foto do girassol. Movimentei toda a minha família para me ajudar a escolher qual foto ia inscrever, porque tinham vários ângulos das flores. Elas são lindas”.

Questionadas se a planta já foi matéria em sala de aula, as duas contaram que ainda não estudaram sobre o girassol e confessaram não saber muito de suas aplicações. “Quando inscrevi a foto no concurso, pesquisei um pouco sobre ela, mas sei as coisas básicas: que elas sempre apontam para o sol, que trazem harmonia ao ambiente e muita beleza. Fora isso, não sei muitas coisas”, arrisca Scheila.

Didática 

Mais que uma bela paisagem, no Ifro os girassóis valem como ensino em sala de aula e extensão no campo. Estudantes dos terceiros anos dos cursos integrados, além dos alunos do Subsequente em Agropecuária e do Tecnólogo em Agronegócio, são convidados a participar de uma prática de estágio em que ocorre todo o processo de produção do girassol, desde o plantio até a debulha do capítulo.

Mais pólen 

As sementes de girassol não servem apenas para a germinação de novas plantas. Elas podem ser utilizadas para o consumo humano, seja através do óleo ou do grão que fica dentro do pericarpo e também para a alimentação de rebanhos e aves, por ser grande fonte de proteínas. Mas, além disso, o cultivo do girassol tem outro objetivo especial no Campus Cacoal.

Por Assessoria

Deixe o seu comentário