BUSCA O QUE ESTÁ PROCURANDO?

Onde deseja efetuar a busca?

Ipês começam a florir e encantar moradores de Porto Velho

Há quem diga que Porto Velho está mais bonita nos últimos dias, isso porque os ipês começaram a florescer, enfeitar e encantar os..

Publicado: 29/07/2019 às 09h44

O Ipê é uma árvore nativa do Brasil reconhecida pela beleza (Foto: Roni Carvalho/Diário da Amazônia)

Há quem diga que Porto Velho está mais bonita nos últimos dias, isso porque os ipês começaram a florescer, enfeitar e encantar os moradores da cidade. Conhecidos por sua beleza e resistência o ipês continuam chamando atenção por quem passa pelos canteiros da cidade.

A espécie pode ser encontrada em biomas variados, mesmo no período de estiagem, os ipês sobrevivem, isso porque a árvore apresenta raízes muito profundas que permitem que a extração da água mesmo em condições de seca extrema.

Há alguns anos a Prefeitura de Porto Velho tem que lidar com a retirada das árvores da espécie Ficus que danificam as calçadas dos canteiros da cidade com suas grandes raízes. Pensando em promover mais harmonia com maior interação do verde na paisagem e urbanização a SubSecretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SEMA) através do Programa “Cidade Mais Verde” resolveu implantar ipês e outras espécies em diversos pontos da Capital.

De acordo com o Servidor Paulo Regis, do setor de Proteção e Conservação da SEMA, os ipês foram escolhidos pela sua beleza e capacidade de se desenvolver mesmo no período de seca, “tivemos bastante dificuldade com a espécie ficus, os ipês além de serem bonitos não danificam as calçadas e colore os nossos canteiros.”

A equipe de Educação Ambiental da SEMA já plantou no perímetro urbano da cidade mais de 10 mil mudas de várias espécies, no perímetro sitiantes esse número já chega a 100 mil. O plantio das mudas em calçadas segue os padrões técnicos e urbanísticos, levando em consideração a existência da rede elétrica no lado da via. “O próximo passo da equipe é promover o plantio de mudas de calçadas das vias públicas da Zona Leste e Sul”, destacou.

No período de inverno amazônico a equipe da Sema disponibiliza o Whats Árvore com o número (69) 99252-2191 de Whatsaap para que a população envie mensagens solicitando o plantio de mudas em residências, na calçada ou ainda a arborização das ruas.

O nome ipê origina-se da língua indígena tupi e significa casca dura por sua madeira resistente e dura bastante usada na construção civis também usada para chás medicinais. O número de espécies da família dos ipês são extensos, seja rosa, amarelo, lilás e a até o verde o menos conhecido. Em alguns lugares a árvore da família das bignoniaceae é chamada como pau-d’arco, diferente da maioria das outras árvores as flores do ipê nascem quando as folhas dos galhos caem. Com mais de 100 espécies diferentes os ipês são árvores de grande porte costuma ter entre 6 a 12 metros, sendo que pode chegar até 25 metros dependendo do local plantado.

As árvores ajudam na diminuição da poluição proporciona sombra para os pedestres e veículos, protege contra o vento, redução do impacto da água de chuva e auxilia na diminuição da temperatura e preservação da cidade. A árvore ornamental mais plantada do país floresce entre junho a setembro continua chamando atenção pela sua capacidade de florir e se adaptar até mesmo em condições de seca proporcionando um bonito contraste entre as ruas de Porto Velho.

Por Larina Rosa Diário da Amazônia

Deixe o seu comentário