BUSCA O QUE ESTÁ PROCURANDO?

Onde deseja efetuar a busca?

Jornalista do Diário é selecionado para participar de Congresso

Etiene Gonçalves irá representar a Região Norte em evento no estado de São Paulo, em agosto.

Publicado: 22/07/2018 às 16h39
Atualizado: 22/07/2018 às 17h10

O editor de Cidades do Jornal Diário da Amazônia, Etiene Gonçalves, foi o único jornalista da região Norte classificado em seletiva da Associação de Jornalistas de Educação (Jeduca) para integrar o grupo de participantes do 2º Congresso Internacional de Jornalismo de Educação com as despesas pagas. O evento com o tema central “Por um jornalismo de educação relevante nas eleições”, vai ocorrer em Higienópolis, São Paulo (SP), durante os dias 6 e 7 de agosto e vai reunir profissionais da América Latina e dos Estados Unidos.

Para Etiene, o evento vai agregar muito valor à sua produção de conteúdo. (Foto: Sara Cicera)

Segundo o jornalista rondoniense, ele já tinha interesse em participar, porém, viajar a SP  não é tão fácil e, o investimento não é tão acessível e viu a oportunidade em justificar a sua ida em uma avaliação textual feita pela Jeduca sobre o seu trabalho no dia a dia a avaliação da cobertura de educação no Estado. “Sou amante da temática. Tenho trabalhado iniciativas sobre comunicação e educação com oficinas teóricas-práticas de produção de textos jornalísticos e palestras em escolas, as mais recentes noAinterior de Rondônia”, destacou.

Sou amante da temática. Tenho trabalhado iniciativas sobre comunicação e educação com oficinas teóricas-práticas de produção de textos jornalísticos e palestras em escolas, as mais recentes no interior de Rondônia.

Para Etiene, o evento vai agregar muito valor à sua produção de conteúdo. “O evento vai falar sobre as Eleições com o viés educacional. Por isso, espero que agora, as abordagens feitas na imprensa de nosso Estado possam ganhar diferencial. Pretendo aproveitar o conteúdo que irei aprender e compartilhar com os colegas de profissão”, afirmou.

Fabio Takahashi, vice-presidente da Jeduca. (Foto: Divulgação)

EXPECTATIVA DA ORGANIZAÇÃO

“Queremos ter no congresso um público de jornalistas o mais representativo possível, considerando principalmente a região de atuação. Sabemos que pode ser difícil se deslocar para o nosso evento, por isso, resolvemos fornecer esse apoio”, disse o vice-presidente da Jeduca, Fabio Takahashi, ao explicar sobre a seleção realizada ao jornalistas que são associados à rede Jeduca. Nesta edição, outros quatro jornalistas foram selecionados, sendo dos estados do Ceará, Minas Gerais, Pernambuco Santa Catarina.

Takahashi falou que a expectativa é de cerca de 400 pessoas no evento. “Esperamos que elas saiam preparadas para fazer uma boa cobertura das eleições ou de quaisquer temas ligados à educação”.

Esperamos que elas saiam preparadas para fazer uma boa cobertura das eleições ou de quaisquer temas ligados à educação.

AVALIAÇÃO DA JUSTIFICATIVA

Angela Both Chagas, diretora da Jeduca (Foto: Divulgação)

Uma das avaliadoras das justificativas apresentadas pelos jornalistas que se inscreveram na seletiva, Angela Both Chagas, que é diretora da Jeduca, disse que o profissional selecionado de Rondônia mostrou preocupação com o fato de a cobertura de educação nos veículos de comunicação ficar concentrada em períodos de matrícula nas escolas e de realização de exames nacionais.

“Ele ressaltou que é importante ter um conhecimento maior sobre temas da educação para fazer um trabalho qualificado como jornalista e também a importância discutir assuntos ligados à área no período eleitoral, um dos focos principais do Congresso”, expôs. “Entendemos que conseguirá levar para o Estado os aprendizados do congresso, contribuindo para que os temas educacionais sejam debatidos pela sociedade”, finalizou.

Entendemos que conseguirá levar para o Estado os aprendizados do congresso, contribuindo para que os temas educacionais sejam debatidos pela sociedade.

NOMES NACIONAIS E INTERNACIONAIS

Alguns profissionais estão confirmados: Greg Toppo (Education Writers Association – EUA), Sonia del Valle (México), Martin Carnoy e David Plank (Stanford), Marcelo Beraba (Estadão), Caio Quero (BBC), Eugênio Bucci (USP), Daniel Mariani (Folha de S.Paulo), Renato Janine Ribeiro (ex-ministro da Educação, professor da USP), Bernadete Gatti (Fundação Carlos Chagas) Claudia Costin (FGV, ex-Banco Mundial), Salomão Ximenes (UFABC e Ação Educativa), Fernando Luiz Abrucio (FGV-SP), Binho Marques (ex-MEC), Claudia Werneck (Escola de Gente), Agência Lupa, Escola de Dados.

O CONGRESSO

Durantes dois dias, profissionais que produzem da comunicação que produzem conteúdo de Educação irão participar de debates, plenárias e oficinas práticas sobre os desafios da cobertura de educação no Brasil, especialmente nas eleições. O local que sediará o Congresso Internacional de Jornalismo de Educação é o no Colégio Rio Branco, na Avenida Higienópolis, 996, São Paulo/SP. As inscrições estão abertas até o dia 27 de julho pelo endereço eletrônico http://congresso.jeduca.org.br. As taxas variam de R$ 20 a R$ 80, para os dois dias.

“O que é a Jeduca e o que ela pretende?” 

Por Sara Cícera

Deixe o seu comentário