BUSCA O QUE ESTÁ PROCURANDO?

Onde deseja efetuar a busca?

Mais de 30 casos de golpes em venda de carros registrados RO

Golpes são realizados por organizações criminosas com atuações distintas em vários estados o país.

Publicado: 21/07/2018 às 06h00

(Imagem Ilustrativa)

Mais de 30 casos de golpes em venda de carros foram registrados no Estado de Rondônia. Os golpes são aplicados através de sites conceituados no país e também por meio da clonagem de dados de futuros compradores e até de empresas. Os golpes são realizados por organizações criminosas com atuações distintas semelhantes aos moldes que atuava no Estado do Piauí.

Nas ocorrências registradas na Unisp de Ji-Paraná, foram encontrados casos em Porto Velho, Machadinho D’Oeste, Ouro Preto, Ariquemes, Vilhena e Ji-Paraná. A organização criminosa consegue enganar compradores e também vendedores de carros usados a partir de anúncios falsos publicados na internet. Fotos e vídeos são enviados aos futuros compradores além do Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ) da empresa.

Segundo o produtor Rural, Jair Samuel, o suposto vendedor ofereceu a ele a possibilidade de comprar um carro com um preço bem abaixo do mercado. O contato e o contrato foi realizado através do aplicativo Whatsapp.

“Era um palio vermelho, e ele sairia por 9.800. Bem em conta o valor que me motivou a comprar porque eu achei barato o carro, ai eu decidi ir ver esse carro. Cheguei aqui e não era o que eu pensava, não tinha nada de carro”, disse.

Nesse novo tipo de golpe online, os supostos vendedores tentam a todo custo extraírem informações dos interessados, e até induzi-los a depósitos de valores. Muitos já caíram no golpe. Segundo o gerente de uma empresa de venda de carros, Keris Monteiro, esse tipo de golpe já aconteceu várias vezes e alerta a população sobre o caso.

“Nós já procuramos a justiça para fazer a denúncia, e estamos postando tanto no nosso site particular, nas redes sociais e colocando na rádio também que isso aí é um suposto golpe, mas infelizmente a pessoa nos procura depois que cai e fica no prejuízo”, informou.

De acordo com a policial civil, Tereza Fonseca, o aplicativo Whatsapp é muito utilizado para realizar o golpe. “Essa organização criminosa ela se instalou no Brasil inteiro utilizando dessa tecnologia e a facilidade que tem o sistema da pessoa ficar incógnita. Há uma dificuldade de quebrarmos os sigilos e capturarmos informações com maior agilidade”, explicou.

Com o trabalho da Polícia Civil (PC) em Ji-paraná , foi possível constatar a atuação de três organizações. A primeira organização tem atuação em vários estados da federação. De dentro da cadeia bandidos conseguem confundir compradores de carros usados a partir de anúncios falsos publicados na internet. A segunda organização é instalada em Ji-Paraná e tem onze pessoas que oferecem suas contas para depósitos ilusórios para as vítimas. A última organização trabalha com modos operantes. Ela entra em contato com a vítima e diz que tem interesse no veículo.

Eles marcam o local do encontro para verificar o objeto e simulam interesse e diz que vai ficar com o carro. Em seguida faz um depósito falso e leva o veículo.

CONFIRA A REPORTAGEM COMPLETA:

Por Redação Diário da Amazônia

Deixe o seu comentário