BUSCA O QUE ESTÁ PROCURANDO?

Onde deseja efetuar a busca?

Natal: Vivência e reflexão em duas faces

Além das luzes e dos presentes nesta época, o nascimento de Jesus deve encantar.

Publicado: 24/12/2016 às 05h15

Nesta parte da peça teatral contada a partir da Bíblia, o anjo anuncia para Maria que ela será a mãe de Jesus, o Salvador

Desde o início deste mês de dezembro, quem passa por Ji-Paraná, através da BR-364, ou mesmo circula por ruas e avenidas da cidade, durante a noite, tem sido prestigiado com os belos e luminosos enfeites de Natal que foram montados pela prefeitura. A bela ornamentação expressa nos bonecos, pequenas árvores, pés do Papai Noel e outros enfeites montados com garrafas pet recortadas, recebe o nome de Natal e Luz, pois são envoltos com luzes de Natal (pisca-piscas).

Ao lado do ginásio Geraldo José de Sousa (Gerivaldão) foi montado um Papai Noel gigante, que também foi feito com garrafas pet. O Papai Noel gigante de Ji-Paraná é considerado o maior da região Norte. Todos esses enfeites foram produzidos, como afirma a primeira-dama da cidade, Lília Pires, com o esforço e a dedicação de servidores da prefeitura, cujo trabalho esteve, à época, sob sua responsabilidade. “Foi trabalhoso produzir todos esses enfeites, mas quando estão montados fazem da nossa cidade a mais bem ornamentada. E essa ornamentação realça a beleza que Ji-Paraná tem. Nós montamos esses enfeites em locais estratégicos, como praças e outros logradouros públicos, a fim de produzir esse ‘espírito do Natal’ que temos”, ressaltou a primeira-dama.

Casa do Noel

O “espírito natalino” ganhou ainda mais vida no último dia 02, quando mais de duas mil pessoas compareceram ao Centro da cidade, no Primeiro Distrito para prestigiar a abertura da Casa do Papai Noel. O prefeito, que estava presente, lembrou a importância de toda essa simbologia natalícia para as pessoas e para Ji-Paraná.

“Essa simbologia, aqui retratada, traduz a alegria e a festividade das pessoas no período de Natal. Quando se vê o Papai Noel, a primeira coisa da qual se lembra é dos presentes, o que remete à troca de afeto, estreitamento dos laços e o renovo da esperança para um próximo ano. A casa do Papai Noel atrai as pessoas de ambos os distritos da cidade e, também, pessoas de cidades vizinhas. Com a presença de mais pessoas na cidade, a economia é movimentada, pois quem vem, normalmente vem de carro ou moto, o que implica em abastecer. Depois que saem da Casa do Papai Noel, as pessoas vão comer em algum lugar”, explicou o prefeito Jesualdo Pires.

“Quando vai chegando o mês de dezembro, meus filhos já ficam me perguntando quando será a abertura da Casa do Papai Noel, pois eles gostam de vir prestigiar. É um momento de alegria não só para eles, mas para todos nós, os adultos, porque nem sempre a gente tem condições de levá-los a algum lugar para se divertir um pouco, e o município nos proporciona isso”, disse Andressa Alves, visitante.

Em 18 cenas, grupo apresentada musical em que conta a história de Jesus, no Natal

Face religiosa do Natal em musical 

A Igreja Evangélica Assembleia de Deus realiza, há cinco anos, o musical ‘O Livro Maravilhoso’ com vistas a contar, através das músicas e encenações, a História da Redenção. Eles começam a ensaiar com dois meses de antecedência. o musical foi realizado durante os dias 8 e 9 de dezembro no auditório central da igreja-sede, situada no bairro Casa Preta, em Ji-Paraná.

É um projeto que envolve mais de 200 pessoas, pois a história do nascimento, vida, morte e ressurreição de Jesus é contada em 18 cenas. O evento é religioso, mas como explica o pastor responsável pela denominação em Ji-Paraná, Sadraque Muniz, é aberto ao público em geral. “Através deste evento a gente procura passar para a sociedade qual é, no nosso modo de crer – baseado na Bíblia -, o verdadeiro sentido do Natal, além de demonstrar parte da nossa cultura religiosa, centrada no cristianismo. Escolhemos esse modelo teatral pois é o melhor método para se transmitir esse tipo de informação. Cada cena é carregada de emoção e de inspiração de fé”, explicou.

“Para nós o Natal é alegre não só pelos presentes, mas porque Jesus nasceu e nos deu direito, com sua morte e ressurreição, a uma nova chance diante de Deus”, finalizou o pastor.

Economia da cidade aquecida

A época do Natal também é especial para os comerciantes, pois é uma época festiva em que as pessoas passam a consumir mais, comprando presentes para eventos diversos. A Câmara de Dirigentes Lojistas de Ji-Paraná (CDL) previu um aumento de mais de 15% nas vendas para este período.

“São roupas que as pessoas compram para poder vestir algo novo e melhor numa festinha, ou mesmo compram para dar de presente. As pessoas compram alimentos, pois tem a tradicional Ceia do Natal, que sem ela não dá para ficar. Esse período é um dos mais importantes para o comércio, pois além de fazer o dinheiro girar, ajuda a criar muitos empregos, por conta do aumento de pessoas para serem atendidas, é preciso que haja mais gente para atender “, justificou José Aparecido, presidente CDL.

Papai Noel sai de moto e a rigor para entregar presentes

Em Vilhena, bombeiro dá exemplo como Papai Noel

O nome já o “denuncia”. Natalino Luiz é ligado ao Natal desde que nasceu, num dia de 25 de dezembro e, há 27 anos, o oficial do Corpo de Bombeiros percorre as ruas de Vilhena vestido de Papai Noel.

O tenente Natalino veio de uma família muito pobre do interior de São Paulo (SP). Viveu na área rural e somente aos 13 anos de idade viu de perto uma decoração natalina e a figura do Papai Noel, pela qual se encantou. Presentear as crianças e pessoas carentes da periferia, do hospital e até do presídio tornou-se uma espécie de agradecimento pelas conquistas da vida.
O Corpo de Bombeiros aderiu ao propósito de Natalino, apoia com estrutura e recebe cartas endereçadas ao Papai Noel. (AI)

Idosos foram agraciados com brindes e consultas médicas

Jovens mobilizam ações no lar do idoso, em Ji-Paraná

No último sábado (17), Higor Garcia e Meire Moura fizeram uma ação beneficente em prol dos moradores do Lar do Idoso Aurélio Bernardi, em Ji-Paraná, com apoio de voluntários e parceiros. A atividade teve um viés natalino com um café da manhã, presentes, palestras, consultas médicas e, a maior necessidade dos seus residentes, a atenção.

Durante o evento, Higor fez gravações e ouviu histórias que terão espaço garantido dentro do seu quadro “Lacrando com Higor Garcia”, que irá ao ar no programa “Brilhando”, apresentado por Dr. Hollywood e Tergon, pela RedeTV! RO (Canal 17).

“Foi uma experiência de vida, o maior presente que ganhei e ofereci. Eles são muito carentes e devemos fazer a diferença oferecendo mais amor e carinho”, expôs Higor. Ele disse que, o projeto, teve mobilização nas redes sociais.

Já Meire, produtora do ‘Brilhando’, reforçou que “o Lar está sempre aberto às visitas, doações e quem ali mora, espera mais que doações financeiras”.

A ação contou com o apoio dos médicos Vinícius de Ugarte (clínico geral) e Gabriel de Ugarte (cardiologista e intensivista), Valdeci Tergon (colunista social e apresentador) e Célia Oliveira (cantora). (Etiene Gonçalves)

Por Fernando Pereira Diário da Amazônia

Deixe o seu comentário