BUSCA O QUE ESTÁ PROCURANDO?

Onde deseja efetuar a busca?

Nova legislação deve fortalecer economia

Governador Confúcio defende modernização das leis para exploração sustentável.

Publicado: 11/03/2017 às 05h10

Governador Confúcio fez explanação durante seminário em Porto Velho

Ganhou apoio do governador Confúcio Moura (PMDB), a concessão de florestas para exploração sustentável, tema predominante no Seminário Florestal Rondônia Superando Desafios, que defendeu alteração na legislação vigente para fortalecer a economia regional neste campo. O governador usou a Floresta Nacional do Jamari como exemplo a ser seguido. A Floresta Jamari, localizada nos municípios de Itapuã do Oeste, Cujubim e Candeias do Jamari, foi destaque nacional há pouco tempo, quando um programa de televisão mostrou a forma sustentável de utilização dos recursos naturais da área.

“Temos 40 unidades de conservação no Estado, a maioria está desmatada, destruída. Precisamos resolver este drama. É possível”, declarou o governador para uma plateia formada por empresários, engenheiros florestais e sindicalistas.

O seminário foi promovido pela Federação das Indústrias do Estado (Fiero). Conforme o presidente Marcelo Thomé, a proposta foi debater o futuro da economia florestal. “O Estado tem um ativo ambiental que não cumpre sua função social e vem servindo a grupos que fazem a exploração predatória”, afirmou.

Thomé defende a realização de um inventário das reservas florestais da região para a identificação do potencial econômico ainda inexplorado. As resinas, fibras e essências extraída deste meio são fartamente utilizadas nas indústrias de fármacos e cosméticos.

Os levantamentos da Fiero indicam que a economia florestal gera mais de 30 mil empregos e mais de R$ 700 milhões, números que fortalecem o Produto Interno Bruto (PIB) do Estado.

Além de destacar que já existem empreendimentos bem-sucedidos com a floresta plantada, Thomé apontou a regularização e licitação das reservas florestais como caminho para o uso econômico e sustentável.

O assunto, conforme o governador, também será tratado em maio deste ano, quando virão a Rondônia governadores dos Estados da Amazônia Legal, incluindo o do Maranhão.

“Este seminário é como uma reunião de conselho do desenvolvimento”, disse Confúcio aos participantes do evento, de quem pediu propostas inovadoras. Ele afirmou que a experiência dos técnicos será fundamental para a construção de um modelo moderno para o setor.

Confúcio destacou ainda que Rondônia é signatário de acordos ambientais internacionais e vai cumpri-los. O último foi firmado no México, em 2106.

Por Assessoria

Deixe o seu comentário