Porto Velho/RO, 24 Março 2024 06:47:55
Diário da Amazônia

Número de cidades com rede coletora de esgoto sobe de 5 para 6 em dez anos

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou, nesta quarta-feira (22), que o número de cidades de Rondônia com rede..

A- A+

Publicado: 22/07/2020 às 14h57min

Esgoto aberto na região central de Porto Velho — Foto: Ana Kézia Gomes/G1

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou, nesta quarta-feira (22), que o número de cidades de Rondônia com rede coletora de esgoto subiu de 5 para 6 em um período de dez anos. Os dados são de 2017 e fazem parte da Pesquisa Nacional de Saneamento Básico (PNSB).

Segundo o órgão, apenas Porto Velho, Alvorada do Oeste, Ariquemes, Cacoal, Cerejeiras e Guajará-Mirim, possuem serviço de esgotamento sanitário por rede coletora, sendo que três entidades prestadoras são de responsabilidade dos municípios, duas do estado e uma entidade privada.

Em Rondônia havia 26.310 unidades que contribuíam para o faturamento do serviço de esgotamento sanitário, sendo 22.736 unidades residenciais. Os números são maiores que os identificados em 2008, quando foram detectados 8.596 unidades contribuindo com o faturamento.

Segundo o IBGE, o índice é sobre a existência de serviço de esgotamento sanitário e não sobre o atendimento à população. Ter rede coletora também não significa que o município trate o esgoto recolhido.

A divulgação dos dados acontece uma semana depois da Presidência da República aprovar o novo marco regulatório do saneamento básico do país.

Fonte: G1RO



Deixe o seu comentário