BUSCA O QUE ESTÁ PROCURANDO?

Onde deseja efetuar a busca?

Pacientes de outras cidades lotam HM

“Municípios como Ouro Preto D’Oeste, Presidente Médici, Jaru e Alvorada D’Oeste, precisam colaborar mais na questão da saúde com..

Publicado: 27/07/2014 às 14h01

“Municípios como Ouro Preto D’Oeste, Presidente Médici, Jaru e Alvorada D’Oeste, precisam colaborar mais na questão da saúde com Ji-Paraná. Oitenta por cento das cirurgias eletivas, realizadas no Hospital Municipal (HM) são de cidades da região central em decorrência da falta de médicos”, declarou na última semana o secretário de Saúde da Capital da BR-364, Renato Fuverki.
Segundo o secretário, os R$ 223 mil repassados este ano pelo Governo Federal, através do Ministério da Saúde (MS) ao município, para a realização de mais de mil cirurgias eletivas como, apendicite e hérnia, entre muitos outros tipos de operações, não cobre sequer as despesas que a Secretaria de Saúde (Semusa) de Ji-Paraná gasta.
Ele esclareceu que a maioria desses procedimentos poderia ser feita na própria cidade do paciente, mas isso não acontece, em decorrência da falta de profissionais. Um exemplo lembrado pelo secretário são os municípios citados, que não contariam com médicos nas áreas de ortopedia, pediatria e até obstetra. “Em Ouro Preto, por exemplo, temos conhecimento que somente um pediatria estaria atendendo na rede básica”, disse.
“Basta observar o nosso relatório da maternidade, que vamos comprovar que a maioria das parturientes é das cidades vizinhas do nosso município. Infelizmente, tem muitos municípios que seus respectivos administradores não estão conseguindo fazer o básico, e o resultado é a sobrecarga de pacientes que procuram e encontram o socorro em Ji-Paraná”, lamentou.
Ainda segundo Renato Fuverki, nos primeiros 18 meses de administração do prefeito Jesualdo Pires, já foi possível melhorar muito a saúde de Ji-Paraná, em especial as unidades básicas de saúde com reformas geral em todas elas.
Renato Fuverki ainda lembrou que a secretaria, através de emenda parlamentar do senador Acir Gurgacz (PDT), já está em fase de conclusão a construção do Centro de Diagnóstico que funcionará na área do HM. O centro contará com quatro aparelhos, sendo eles: um tomógrafo, um mamógrafo, um raio-X, e ainda um aparelho de eletroencefalograma. Todos os aparelhos foram comprados através de emenda do senador Acir Gurgacz no valor de R$ 1,370 milhão com contrapartida da prefeitura.
“Este laboratório, será um marco na história da saúde pública de Ji-Paraná e todo o Estado de Rondônia”, concluiu o secretário Fuverk.

Deixe o seu comentário