BUSCA O QUE ESTÁ PROCURANDO?

Onde deseja efetuar a busca?

Pescadores estão sem renovar carteira há 3 anos

A informação foi prestada pelo presidente da entidade, Manuel Dantas.

Publicado: 14/04/2017 às 06h45

Pescadores da Colônia de Pescadores Z-9, com sede em Ji-Paraná, há três anos estão sem conseguir renovar suas carteiras profissionais junto ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Pesca (MAP) através da Superintendência, em Rondônia. Para receber o Seguro-Defeso, eles precisam atualizar o Registro Geral de Pescador (RGP) sempre dentro do mês do aniversário. A informação foi prestada pelo presidente da entidade, Manuel Dantas.

De acordo com Dantas, são 97 pescadores prejudicados. Segundo ele, o problema se agravou ainda mais, quando o Governo Federal decidiu acabar com o Ministério da Pesca, integrando o mesmo ao Ministério da Agricultura e Pecuária (MAP). “Só trouxe problemas para todos”.

O presidente disse ainda que entre quatro e seis profissionais associados, não estão conseguindo receber nem mesmo o Seguro-Defeso em consequência do extinto MAP não ter repassado a documentação dessas pessoas. “Aqui fazemos a atualização de dados do associado e remetemos para a Superintendência do MAP, em Porto Velho, e mesmo assim, nos deparamos com muitos problemas”, disse. O MAP anunciou que o recadastramento foi transferido para o mês de maio.

Outra reclamação da Colônia Z9 é quanto ao atraso do pagamento da última parcela do Seguro-Defeso do último período, quando os pecadores deixam de trabalhar à reprodução de de peixes.

Por J. Nogueira Diário da Amazônia

Deixe o seu comentário