BUSCA O QUE ESTÁ PROCURANDO?

Onde deseja efetuar a busca?

Políticos de Ji-Paraná são alvos de operação da PF por associação criminosa

Esquema criminoso envolve políticos, ex-políticos e empresários em Ji-Paraná, RO.

Publicado: 05/05/2020 às 08h28
Atualizado: 05/05/2020 às 12h14

Mandados de busca e apreensão são cumpridos pela Polícia Federal em Ji-Paraná — Foto: Gedeon Miranda/Rede Amazônica

A Operação “O Mecanismo”, realizada pela Polícia Federal, teve início na manhã desta terça-feira (5) em Ji-Paraná (RO) com o objetivo de desarticular uma associação criminosa composta por políticos, ex-políticos e empresários. Segundo as investigações, os suspeitos tentavam se apropriar indevidamente de bens que pertencem ao município.

De acordo com a PF, foi constatado que alguns integrantes do Poder Executivo, auxiliados por membros do Legislativo, aprovaram um projeto de lei autorizando a permuta de terrenos públicos por uma área pertencente a particulares.

No entanto, neste procedimento foram constatadas ilegalidades, superfaturamento, e ainda foi identificado que a permuta não possui finalidade pública e busca apenas beneficiar algumas pessoas.

Com isso, 62 policiais federais deram início na manhã desta terça (5) ao cumprimento de 19 mandados de busca e apreensão, expedidos pelo Tribunal de Justiça de Rondônia. Os envolvidos devem ser indiciados pelos crimes de peculato, falsidade ideológica, crime de responsabilidade e associação criminosa.

Policia Federal, que cumpriU mandados de busca e apreensão no gabinete de cinco vereadores:

  • Josiel Brito
  • Afonso Candido
  • Jessé Mendonça
  • Marcelo Lemos
  • Lorenil Gomes

Se comprovado o envolvimento dos nomes citados na Operação O Mecanismo da Policia Federal os suspeitos serão indiciados, na medida de sua participação, com prisão preventiva ou prisão temporária.

O nome da Operação O Mecanismo faz alusão ao método sistemático sinérgico envolvendo servidores e particulares afim de lesar a maquina publica e atender seus interesses pessoais. 62 policiais federais cumpriram 19 mandados de busca e apreensão expedidos pelo  Tribunal de Justiça de Rondônia.

Por Redação Diário da Amazônia

Deixe o seu comentário