BUSCA O QUE ESTÁ PROCURANDO?

Onde deseja efetuar a busca?

Porto Velho recebe doação de 40 mil litros de água mineral para comunidades ribeirinhas

Água será destinada para ajudar as famílias ribeirinhas que estão sofrendo com a seca histórica do rio Madeira

Publicado: 27/10/2023 às 10h52

Foto: Divulgação/Prefeitura de Porto Velho

A Prefeitura de Porto Velho (RO) recebeu uma doação de 40 mil litros de água mineral na tarde da última quinta-feira (26), para ajudar as famílias ribeirinhas que estão sofrendo com a seca histórica do rio Madeira. A entrega para a Defesa Civil Municipal ocorreu na loja maçônica Estudo e Trabalho.

Conforme a Defesa Civil, a prefeitura já estava sem estoque de água, pois as últimas unidades de um total de 12 mil litros, o suficiente para atender somente duas comunidades, já foram entregues. Na próxima segunda-feira (30), mais duas localidades serão atendidas e depois, mais seis, incluindo uma escola.

Situação de emergência no Rio Madeira

Prefeitura de Porto Velho (RO) decretou situação de emergência devido à seca extrema do Rio Madeira. Após as águas do Madeira atingirem o menor nível histórico, as comunidades ribeirinhas do Médio e Baixo-Madeira sofreram com o desabastecimento de água potável, alimentos, remédios e outros serviços básicos.

Na última segunda-feira (24), o Gerente Operacional da Defesa Civil Municipal falou para o Grupo SGC sobre a atual situação do rio, em entrevista coletiva.

“A situação atual do rio Madeira é crítica, uma escassez de água com um forte verão amazônico. A Defesa Civil vem monitorando e já tem um planejamento para atender as famílias no Médio e Baixo Madeira”, disse Anderson Luiz.

O trabalho de acompanhamento das famílias ocorre por via terrestre na região do Médio-Madeira. Já na região do Baixo-Madeira o acesso é realizado por via fluvial. Além disso, as famílias foram registradas e mapeadas para receberem auxílio como o abastecimento de água.

Nível do Rio Madeira apresenta leve aumento

Rio Madeira em Porto Velho (RO) — Foto: Nurian Lavareda/RedeTV!/SGC

O SGB (Serviço Geológico do Brasil) informou nesta semana que o rio Madeira, após atingir um preocupante nível histórico de seca, está experimentando um aumento gradual no volume nas últimas semanas. O nível do rio alcançou 1,87 metro, o que representa uma melhoria em relação ao alarmante 1,10 metro registrado em outubro.

Essa elevação, no entanto, é resultado de chuvas abaixo da média que ocorreram recentemente. Especialistas advertem que a boa notícia pode ser passageira, já que o próprio SGB prevê uma nova queda no nível do rio. O El Niño é o principal responsável por essa ameaça à estabilidade do rio, uma vez que as chuvas estão com atraso e com fraca intensidade.

ENTRE NO NOSSO GRUPO DO WHATSAPP E FIQUE LIGADO NAS NOTÍCIAS

Por Redação SGC

Deixe o seu comentário