BUSCA O QUE ESTÁ PROCURANDO?

Onde deseja efetuar a busca?

Projeto de coleta de dados entre indígenas

O projeto foi articulado e posto em prática pelo médico reumatologista Sérgio Cândido Kowalski.

Publicado: 15/06/2017 às 05h25

Dr. Sérgio Cândido fala do projeto na RedeTV! RO

Com apoio da Associação Brasileira de Reumatologia e da Associação de Reumatologia de Rondônia, foi realizado, no último fim de semana, um projeto piloto de coleta de dados sobre a doenças reumotologicas entre povos indígenas do Estado. O projeto foi articulado e posto em prática pelo médico reumatologista Sérgio Cândido Kowalski.

“Esse projeto, que tem o nome de Copcord, que traduzido quer dizer Controle de Doenças Reumáticas Orientado para a Comunidade, se constitui de um questionário que é respondido por uma comunidade específica, no caso de Rondônia, a indígena, e, posteriormente, tem esses dados analisados para que seja feita a detecção das prevalências de doenças reumáticas nas pessoas daquela localidade”, explicou Kowalski.

O projeto já tem sido realizado em diversas regiões do Brasil, em outros países, mas, até agora, não havia sido executado em comunidades rurais e/ou indígenas. “A ideia de realizar esse projeto aqui é para facilitar a elaboração de políticas públicas, assim como a atuação dos profissionais da área, no atendimento às pessoas que vivem nesse meio”, destacou o médico.
Em Rondônia, o projeto foi realizado nas tribos dos povos indígenas Gaviões e Amondawa.

Por Fernando Pereira Diário da Amazônia

Deixe o seu comentário