BUSCA O QUE ESTÁ PROCURANDO?

Onde deseja efetuar a busca?

Valorização da carne requer mais investimento

Defesa foi feita pelo presidente da ALE, Maurão de Carvalho, durante audiência do Senado.

Publicado: 07/11/2015 às 05h05

Maurão de Carvalho disse que vigilância sanitária é compromisso do poder público

Maurão de Carvalho disse que vigilância sanitária é compromisso do poder público

Ao destacar a força da pecuária para a economia do País, em audiência pública ontem, promovida pela Comissão de Agricultura e Reforma Agrária do Senado, na Assembleia Legislativa, em Porto Velho, o presidente da Casa, Maurão de Carvalho (PP) destacou a importância da imunização do rebanho como forma de garantir a boa qualidade da carne, principal produto de exportação de Rondônia. O debate sobre a sanidade animal foi proposto pelo senador Acir Gurgacz (PDT-RO), vice-presidente da Comissão de Agricultura e Reforma Agrária do Senado.

“Para a nossa economia, a carne bovina é fundamental. Gera empregos no campo, nos frigoríficos e em toda a cadeia produtiva. Graças ao status de livre da aftosa, a nossa carne abastece mercados no País e no exterior e temos que manter a vigilância sanitária”, declarou Maurão.

A audiência ocorreu no plenário da Assembleia, com a presença de senadores, deputados estaduais, membros de órgãos de controle e pecuaristas.

“O preço da arroba do boi em Rondônia sofreu uma queda brusca nos últimos meses e isso afeta toda a cadeia. Temos um produto com qualidade e isso pode ser comprovado pelos exigentes mercados internacionais que atendemos”, afirmou o presidente da ALE.

Ele ressaltou que a vigilância sanitária é um compromisso do poder público e dos criadores. “Se mantemos a nossa situação de livre da aftosa, temos carne valorizada e mercados abertos ao produto. Ou seja, todos saem ganhando e por isso é fundamental o comprometimento de todos, como tem ocorrido até hoje”.

Maurão disse que a Assembleia tem debatido o assunto e está à disposição para contribuir com as discussões. “Queremos continuar debatendo esse tema tão importante e contribuindo com ações que possam ampliar a nossa capacidade de assegurar a sanidade animal”, reforçou.

Por Assessoria

Deixe o seu comentário