BUSCA O QUE ESTÁ PROCURANDO?

Onde deseja efetuar a busca?

VÍDEO: Protesto na capital se transforma em vandalismo e agressão

Uma manifestação realizada na última quinta-feira, 30, liderada pelos acadêmicos da Universidade Federal de Rondônia (Unir) na capital..

Publicado: 31/05/2019 às 12h19
Atualizado: 31/05/2019 às 17h14

Manifestantes encapuzados queimam as bandeiras dos Estados Unidos e Israel em protesto contra corte de verbas do governo federal

Uma manifestação realizada na última quinta-feira, 30, liderada pelos acadêmicos da Universidade Federal de Rondônia (Unir) na capital se transformou em atos de vandalismo e agressão à pátrias amigas do Brasil o que pode trazer repercussão internacional.

Embora com adesão de um pequeno público formado exclusivamente por estudantes e integrantes de partidos de esquerda, a manifestação que tinha como pauta principal um posicionamento contrário às reformas, cortes e contingenciamentos do governo Bolsonaro, teve cenas lamentáveis e de total desrespeito diplomático, que culminaram com a queima de bandeiras dos Estados Unidos e de Israel.

Em um vídeo que circula pelos grupos de Whatsapp, dois manifestantes encapuzados ateiam fogo nas bandeiras num claro sinal de ofensa internacional. Segundo os organizadores a queima das bandeiras foi uma manifestação de protesto às políticas econômicas, bélicas e sociais dessas nações.

Depois de passar pelas principais ruas do centro da capital, os manifestantes, encapuzados ou não, seguiram até a frente do prédio da Unir na Avenida Presidente Dutra, onde apresentaram uma faixa de protesto sobre a reforma da previdência e enxugamento dos repasses para a educação federal.

 

NOTA DO MOVIMENTO ESTUDANTIL DA UNIR SOBRE A MANIFESTAÇÃO DO DIA 30

Os Centros Acadêmicos e o Diretório Central dos Estudantes da UNIR esclarecem à comunidade geral e acadêmica que não apoiam qualquer tipo de radicalismo em manifestações.

Defendemos que todas as pessoas são livres para se manifestarem, mas defendemos também os protestos pacíficos.

Deste modo, a queima das bandeiras dos Estados Unidos e de Israel realizada durante a manifestação do último dia 30, foi um ato isolado realizado por algumas pessoas sem a participação dos membros das entidades estudantis que assinam esta nota.

Dedicamo-nos apenas aos protestos contra os cortes de verbas para a educação, os quais deram origem a manifestação que ocorreu nesta quinta-feira em todo o Brasil.

Saudações Estudantis,

Diretório Central dos Estudantes – DCE/UNIR
Diretório Acadêmico do Campus de Ariquemes – DAARQ
Diretório Acadêmico do Campus de Ji-Paraná – DAJIPA
Centro Acadêmico de Arqueologia – CAREM
Centro Acadêmico de Artes – CAArtes
Centro Acadêmico de Direito – CAD
Centro Acadêmico de Engenharia Civil – CAEC
Centro Acadêmico de Engenharia Elétrica – CAEE
Centro Acadêmico de Geografia – CAGEO
Centro Acadêmico de História – CAHIS
Centro Acadêmico de Letras Espanhol – CALE
Centro Acadêmico de Letras Inglês – CALIN
Centro Acadêmico de Letras Português – CALEP
Centro Acadêmico de Matemática – CAMAT
Centro Acadêmico de Medicina – CAMUFRO
Centro Acadêmico de Pedagogia – CAPED
Centro Acadêmico de Psicologia – CAPSI
Centro Acadêmico Indígena Intercultural – CAII

Por Redação

Deixe o seu comentário