BUSCA O QUE ESTÁ PROCURANDO?

Onde deseja efetuar a busca?

Estágio de selva do Bombeiro Mirim é realizado em Ji-Paraná

Os 32 integrantes da 1ª Turma do Projeto Social Bombeiro Mirim, idealizado pelo 2º Grupamento de Bombeiro Militar (GBM) de Ji-Paraná,..

Publicado: 19/06/2018 às 16h40

Foto: Divulgação

Os 32 integrantes da 1ª Turma do Projeto Social Bombeiro Mirim, idealizado pelo 2º Grupamento de Bombeiro Militar (GBM) de Ji-Paraná, participaram no final de semana do 1º Estádio na Selva. A saída com destino a campo, localizado no setor rural Itapirema, aconteceu no último de sábado (17), e o retorno na manhã de segunda-feira (18) recebendo a recepção das famílias e amigos. Entre as atividades executadas, noções de orientação na mata, abrigos improvisados e obtenção e água, fogo e alimentação. O estádio foi considerado de pleno êxito pelo comandado do GBM, capitão BM Dos Santos e da coordenadora, Marylay Luz.

Foto: Divulgação

De acordo com Marylay Luz, durante as 36 horas de atividades, os alunos do projeto receberam diversas instruções, como: Noções de Orientação na mata (Técnica do E S A O N – Estacione, Sente-se, Alimente-se, Oriente-se e Navegue), estrelas, sol, relógio, bússola e curso d’água; Abrigos Improvisados (tapiri, rabo de jacu, latrina, bivaque – montagem e utilização de rede de selva e barracas); Obtenção de Água (Cipó d’água, taboca, bambu, tipos de purificação da água – fervura, clorin, filtro improvisado – pedra, carvão, areia, algodão,) e decantação da urina.

Foto: Divulgação

Também, orientação sobre obtenção de Fogo (palha de aço com pilha; pederneira, lupa, fricção, pet com água na isca para fogo e fogo químico); Obtenção de Alimentos (vitamina c, fibras, carboidratos e proteínas – origem vegetal e animal, técnica do CAL – Cabeludo, Amargo e Leitoso e observação da alimentação dos animais); Exercício prático de sensibilidade noturna: Avot – Audição, Visão, Olfato e Tato); Armadilhas (mondel, curral, arapuca, arco e flecha, laço, molinete, boca de garrafa); Pista de Cordas (cabo submerso, falsa baina, comando craw e a ponte do Himalaia); Pista de Obstáculos (transposição de obstáculos – solo e meio aquático, Prova do Alternado e Túnel, com a técnica de rastejo); A chegada foi uma surpresa para os alunos e um momento marcante na vida de todos os familiares. O projeto conta com total apoio do deputado estadual Airton Gurgacz (PDT).

Por J. Nogueira/Diário da Amazônia

Deixe o seu comentário