BUSCA O QUE ESTÁ PROCURANDO?

Onde deseja efetuar a busca?

Acaba o prazo para produtor emitir o SIM

O prazo para a emissão do certificado do Serviço de Inspeção Municipal (SIM) pela Secretaria de Agricultura (Semagri) de Ji-Paraná..

Publicado: 31/12/2014 às 03h10

O prazo para a emissão do certificado do Serviço de Inspeção Municipal (SIM) pela Secretaria de Agricultura (Semagri) de Ji-Paraná termina nesta quarta-feira. A informação foi prestada pela secretária Cláudia de Jesus que alertou os produtores necessitados da emissão do documento para trabalhar nas feiras livres e no Feirão do Produtor toda quinta e sexta-feira. Essa obrigatoriedade vale para todos que labutam com o produto de origem animal. Com o fim do prazo, a Vigilância Sanitária deverá retornar a fiscalização.

Segundo Cláudia, estariam faltando poucos produtores para se regularizar. Ela lembrou que a prefeitura através da Semagri, por determinação do prefeito Jesualdo Pires (PSB), selou parceria com cinco produtores ficando sob a responsabilidade deles a estrutura física, enquanto que a municipalidade entra com a compra de equipamentos, que estão em fase de cotação.

Ela ainda lembrou que a grande preocupação é com a exposição da carne de porco, que infelizmente, muitas às vezes não estariam existindo a comprovação de sua origem. Já no caso sobre o peixe ela citou que o problema é quanto à falta de água-indústria na região. Para 2015 estão previstas a instalação de oito unidades.

Plano de ação

A Semagri, deverá a partir já de fevereiro colocar em prática um Plano de Ação Educativo junto aos expositores das feiras livres e do Feirão do Produtor. O objetivo é orientar a todos sobre a importância do manuseio do produto vendido ao consumidor. “As pessoas têm o direito de saber o que estão comprando, principalmente, quando se trata de alimento para a sua família”, alerta.

Reforma

Sobre a tão sonhada reforma do Feirão do Produtor que já se arrasta há mais de dois anos, Cláudia lamentou a perda do recurso na ordem de R$ 200 mil, mas garantiu que o local receberá melhorias na pintura, instalação elétrica e será todo telado para evitar a invasão de pombos. “O deputado, Anselmo de Jesus já assegurou recurso federal na ordem de R$ 1 mi para o exercício 2015, enquanto o dinheiro não chega, vamos fazendo as melhorias necessárias”, disse.

Deixe o seu comentário