BUSCA O QUE ESTÁ PROCURANDO?

Onde deseja efetuar a busca?

Ji-Paraná: Crianças têm encontro inedito com índios

A coordenação do projeto “Sonho Meu”, da Fundação Ji-Cred/CDL, em parceria com a do projeto “Pacto das águas”, que são..

Publicado: 24/04/2015 às 03h50
Atualizado: 28/04/2015 às 23h30

Crianças brancas aprendem como é a cultura do povo indígena e vice-versa, em Ji-Paraná

Crianças brancas aprendem como é a cultura do povo indígena e vice-versa, em Ji-Paraná

A coordenação do projeto “Sonho Meu”, da Fundação Ji-Cred/CDL, em parceria com a do projeto “Pacto das águas”, que são patrocinados pela Petrobras, aproveitando que o mês de abril tem três datas comemorativas voltadas para o meio ambiente, sendo o Dia da Preservação do Solo, o Dia do Índio e o Dia do Planeta Terra, resolveram promover um dia de interação entre as crianças do projeto e crianças indígenas, com o objetivo de criar ambiente para um compartilhamento de cultura. Mais de 50 índios da tribo Arara foram levados para o encontro.

“Esse encontro é importante porque ele marca o início de um projeto de interação cultural que pretendemos dar continuidade nos próximos anos, pois, queremos que tanto índio quanto branco passe a conhecer um pouco mais da cultura um do outro, e nada melhor do que separarmos um dia do ano para esse fim”, esclareceu o articulador do projeto Pacto das águas em Rondônia, Sávio Gomes.

“Todos os outros anos essas datas passaram batidas, nada foi feito, mas a partir de agora iremos dar continuidade e também aprimorar o projeto implementando novos meios para haver uma interação melhor, quem sabe, até possamos levar, no ano que vem nossas crianças até a aldeia dos índios”, ponderou a diretora do projeto Sonho Meu, Angelita Barbosa.

O evento começou pela manhã e foi até o fim da tarde. Durante todo o dia as crianças do projeto e os índios brincaram de futebol, vôlei, de pular corda e outras brincadeiras de branco. Mas também teve brincadeiras da cultura indígena. As crianças aprenderam a usar o arco e flecha e como se faz as pinturas, os anéis, colares e também aprenderam a dançar como os índios.

ALUNAS DO PROJETO APROVAM ENCONTRO

“Eu gostei muito de estar com os índios, porque achei legal o jeito que eles dançam, o jeito que falam e também do jeito educado deles”, contou Ana Carolina, uma das alunas do Projeto “Sonho Meu”.

“Eu nunca tinha visto um índio, a não ser em fotos e na televisão e ver eles aqui pertinho da gente foi maravilhoso. Me diverti bastante brincando com eles”, explicou Nicole de Jesus, outra aluna, que participou do momento de integração.

 

Deixe o seu comentário