BUSCA O QUE ESTÁ PROCURANDO?

Onde deseja efetuar a busca?

Etapa final da Obap tem representantes de RO

Olimpíada Brasileira de Agropecuária conta com classificação por alunos do Ifro.

Publicado: 03/09/2017 às 05h25

Andressa Valendorff, Danielly dos Santos e Jéssica Helena Serafim são de Colorado

Os campi Colorado do Oeste e Cacoal do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (Ifro) classificaram finalistas para 7ª Olimpíada Brasileira de Agropecuária (Obap), na modalidade Integrado ao Ensino Médio. A etapa ocorre no Campus Barbacena, do Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais, e se encerra neste domingo (03).

De Colorado do Oeste, este é o segundo ano consecutivo em que uma equipe está na final. As alunas Andressa Valendorff, Danielly dos Santos e Jéssica Helena Serafim, do Curso Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio, representam a unidade nesta edição. As jovens afirmaram estar animadas e ansiosas para a competição.

“Esta é uma oportunidade única, pois este é um evento de grande importância relacionado à nossa área. Pretendemos trazer uma medalha para o campus”, comentou Danielly.

O professor Flávio Caldeira é um dos orientadores das estudantes. Ele ressalta que “na primeira fase, a equipe ficou em 9º lugar na classificação nacional, competindo com mais de 500 equipes do Brasil, das quais apenas 50 irão para a fase final”.

“O principal objetivo é ajudar na formação do conhecimento de nossos alunos, preparando-os para o mercado de trabalho. E a participação nesta olimpíada é um grande incentivo ao aprendizado”, afirma o professor Fagton Negrão.

Camila Maximiano, Raiani Nunes e Vinícius Tomaz, de Cacoal

Agro-Ifro

No Campus Cacoal, a equipe chama-se Agro-Ifro, formada pelos alunos Camila Maximiano, Raiani Nunes e Vinícius Tomaz.Eles participam da atividade sob a orientação do professor Arnaldo Libório. Esta é a segunda vez que Tomaz participa da fase final da Obap. Em 2016, ele também representou o Ifro no evento e prevê um desempenho melhor nesta edição. “Entendo que neste ano a interação entre a equipe está melhor e isso favorece nossa participação. Sinto certo peso, uma responsabilidade em representar o campus, ainda mais se pensar que há muitos bons alunos que poderiam ir também. Mas isso também nos motiva a buscar a vitória”, diz Vinicius.

Duas Provas

O trio explica que terá de fazer duas provas práticas, uma para reconhecer deficiências nutricionais e outra que prevê a coleta e amostra de solo. Além disso, eles farão uma prova teórica individual, cuja soma e média das notas terá impacto na classificação final da equipe.

A Obap é uma competição científica nacional destinada aos alunos do curso Técnico em Agropecuária e demais cursos do Eixo Tecnológico Recursos Naturais de todo Brasil e pretende promover uma maior produção de inovações tecnológicas e desenvolvimento regional. Na fase final, os competidores apresentam um pitch sobre turismo rural, dentre outras atividades. (AI)

Por Assessoria

Deixe o seu comentário