BUSCA O QUE ESTÁ PROCURANDO?

Onde deseja efetuar a busca?

Investimentos em sistema elétrico passam de R$ 1 bi em Rondônia

Os serviços de expansão de redes são realizados pela Energisa melhorando a vida dos rondonienses

Publicado: 15/08/2020 às 08h40
Atualizado: 17/08/2020 às 08h52

Subestação de Alvorada do Oeste

As obras de melhorias e manutenção realizadas pela Energisa têm ofertado a ampliação sistema elétrico do estado e ajudado a vida de milhares de rondonienses. O impacto direto na qualidade do fornecimento de energia e ampliação do sistema elétrico tem expandidos os negócios por toda a região.

Entre 2019 e 2020 foram investidos em todo de 1 bilhão em revitalização, construção de subestação, agências e regularização de redes no estado.

Segundo o Diretor Técnico da Energisa Fabrício Sampaio muitos frigoríficos precisavam desses investimentos para expansão dos negócios. “Para melhorar a qualidade da energia levamos em consideração diversos fatores entre eles o crescimento populacional da região e comunidades distantes que necessitam da interligação”, disse.

As subestações de Alvorada do Oeste e Presidente Médici já foram entregues e juntas receberam investimentos de 43 milhões. “Em Alvorada faltava muita energia, depois da entrega da subestação a realidade é outra, agora chega com energia de qualidade”, disse.

As regiões de Nova Mamoré e Nova dimensão é o maior polo de leite do estado, como essa região necessitava de energia de qualidade para expansão de negócios foram construídas duas subestações em cada local.

“Essa região vai crescer muito porque agora tem energia. outra subestação que vai crescer é de Jaru. Triplicamos a capacidade de Jaru, lá tem vários frigoríficos com capacidade de funcionar.  Jaru tem disponibilidade para dobrar a geração de empregos”, disse Fabrício.

Construção da subestação de Nova Dimensão

Subestação de Nova Dimensão / Foto: Divulgação Energisa

A previsão é que em dezembro sejam entregues as subestações da região de São Miguel do Guaporé, São Francisco, Seringueiras, São Domingos, Costa marques e Chupinguaia .

Também foram construídos alimentadores para melhoria na qualidade do produto e serviços em Alta Floresta, Corumbiara, Jaru, Vilhena. E instalados 162 religadores automatizados em 51 dos 52 municípios do estado, beneficiando R$ 13,9 milhões de clientes.

“Além da capacidade de novos clientes e novas indústrias, todas as subestações são automatizadas. De Porto Velho é possível restabelecer todas as subestações do estado”, disse Sampaio.

O Diretor explica que quando a Energisa chegou no estado tinha apenas 600 operadores monitorando os equipamentos a distância. Com a chegada da Energisa todas as subestações estão ligadas aos centros de controle com a mais alta tecnologia do ano de 2020. Hoje a Energisa utiliza tecnologia satélite, são 20 torres de transmissões para conversar com a equipe em casos de ocorrência por rádio.

“Antes esperávamos a equipe ir para uma área onde funciona o rádio. Com isso o nosso tempo de atendimento reduziu, nosso foco é que o cliente perceba a diferença do serviço prestado. É muito bom participar de um processo desse, eu sou da terra e acompanho diariamente os investimentos que estão sendo feitos para a melhorar a energia no meu estado”, finalizou o Diretor Técnico da Energisa.

 

Por Larina Rosa Diário da Amazônia

Deixe o seu comentário