BUSCA O QUE ESTÁ PROCURANDO?

Onde deseja efetuar a busca?

Pimenta Bueno celebra 40 anos hoje

A confecção têxtil é um dos setores que mais movimentam a economia da cidade.

Publicado: 24/11/2017 às 07h00

Cidade possui, segundo os últimos dados do IBGE, uma população de 34 mil habitantes

Nesta sexta-feira (24) Pimenta completa 40 anos de emancipação política e administrativa e boa parte do desenvolvimento econômico do local contou com a contribuição dos empresários que acreditaram na cidade.

A confecção é um dos setores que movimentam a economia de Pimenta Bueno, o município que fica localizado às margens da BR-364, a cerca de 520 quilômetros de Porto Velho, possui uma população média de 34 mil habitantes, segundo dados do último censo realizado em 2010 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Na sexta-feira (24) Pimenta está completando 40 anos de emancipação política e administrativa e boa parte do desenvolvimento econômico do local contou com a contribuição dos empresários do ramo de confecção que acreditaram e investiram na cidade.

Unidos

Para trabalhar de forma organizada, os empresários da cidade que trabalham com o polo têxtil formaram a Associação das Indústrias de Confecções de Pimenta Bueno, que conta atualmente com 12 empresas associadas.

De acordo com o presidente da Federação das Associações Comerciais e Empresarias de Rondônia (Facer) Gerçon Szezerbatz Zanato, a associação nasceu através de uma família do Paraná que veio para Pimenta Bueno, para trabalhar com a confecção de camisas de frio de forma manual. Com o aumento na venda dos produtos passaram a investir no negócio, compraram máquinas, começaram a fazer camisetas e hoje são fortes em todo o Estado de Rondônia no ramo de peças íntimas, com a marca Carona.

“Junto com essa família, outros empresários amigos se sentiram motivados e também montaram suas indústrias, alguns funcionários que saíam das empresas, capacitados também se encorajaram a montar seus negócios próprios e foi daí que surgiu o polo de confecção de Pimenta Bueno, que somado ao de Cacoal é o mais forte da região Norte”, conta Gerçon.
As indústrias que fazem parte da associação atendem não só o estado de Rondônia, mas também o Acre e Mato Grosso. As indústrias de Pimenta Bueno já chegaram a gerar 700 empregos, porém com a atual situação econômica emprega hoje 500 pessoas.

“As 12 indústrias juntas devem produzir em média 2 milhões de peças de vestuário ao ano. As indústrias são competentes e concorrem com indústrias do mesmo segmento em todo o País. Sempre buscamos trabalhar com qualidade, não pensamos em produzir produtos baratos, mas sim com qualidade, designer, bom acabamento e matéria-prima de primeira”, destacou.

O empresário Rubens Domingos da Cruz é um dos associados. No ramo há oito anos, sua empresa ‘Mania Mulher’, que trabalha com a fabricação e comercialização de moda feminina, produz em média 4,8 mil peças mensalmente. Entre os produtos confeccionados estão blusas, vestidos e saias, que trazem a marca ‘Abusada’, conhecida não só no estado de Rondônia. Os produtos trabalhados na Mania Mulher são importados para Mato Grosso, Rondônia e Acre.

“Minha família é toda do ramo de confecções, a nossa renda financeira é tirada desse negócio, inclusive meus pais são fundadores da Associação das Indústrias de Confecções de Pimenta Bueno. A minha fábrica e loja juntas empregam 21 pessoas diretamente, então só tenho a agradecer Pimenta Bueno pelas oportunidades que encontrei”, contou Rubens.

Por Magda Oliveira Diário da Amazônia

Deixe o seu comentário