BUSCA O QUE ESTÁ PROCURANDO?

Onde deseja efetuar a busca?

Rondônia lidera preocupações financeiras no Brasil, revela pesquisa Serasa

Estudo revela que os consumidores rondonienses estão mais aflitos com suas finanças, optam pelo parcelamento e buscam mais crédito.

Publicado: 22/09/2023 às 07h00

Divulgação

Rondônia é o Estado mais preocupado com suas finanças pessoais no Brasil, de acordo com um recente levantamento realizado pela Serasa em parceria com a Opinion Box. A pesquisa intitulada “Finanças Regionais: as diferenças na relação com o dinheiro entre os Estados do Brasil” revelou que 53,5% dos consumidores locais estão mais aflitos em relação às suas finanças do que em anos anteriores.

O estudo também analisou os métodos de pagamento favoritos dos brasileiros em todo o país. Uma tendência em alta é o parcelamento, com 7 em cada 10 pessoas optando por comprar a prazo. Os fatores mais levados em consideração antes de efetuar uma compra são a disponibilidade de dinheiro na conta (27%) e as taxas de juros cobradas (25%).

Em Rondônia, esse comportamento é ainda mais acentuado, com impressionantes 74% dos consumidores optando por dividir o valor de suas compras em prestações. O crediário específico de lojas desponta como o método mais comum de parcelamento, escolhido por 46% dos entrevistados. Além disso, assim como em todo o Brasil, o boleto bancário (33,5%) e o cartão de crédito de terceiros (21%) também são amplamente procurados para diluir os custos ao longo do tempo.

A pesquisa também forneceu insights sobre a organização financeira dos rondonienses. Cerca de 47% dos entrevistados afirmam realizar um controle mensal de suas finanças. Os principais objetivos são economizar para um objetivo futuro (40%) e aprimorar a gestão do dinheiro (38%).

Além disso, o estudo da Serasa analisou como os brasileiros se comportam na busca por crédito. Em Rondônia, 53% dos consumidores afirmaram ter procurado limites de crédito extras no último ano. Os métodos mais pesquisados e contratados incluem o cartão de crédito (52%) e o empréstimo pessoal (49%). Esse panorama financeiro destaca a necessidade de um planejamento sólido e consciente das finanças pessoais em Rondônia e em todo o Brasil.

Por Redação Diário da Amazônia

Deixe o seu comentário