BUSCA O QUE ESTÁ PROCURANDO?

Onde deseja efetuar a busca?

Semed realiza pit stop alusivo ao Dia Nacional da Pessoa Surda

Segundo a Sociedade Brasileira de Otologia, apenas 40% dos que sofrem surdez parcial, reconhecem sua condição

Publicado: 27/09/2018 às 09h02

Os últimos dados divulgados pela Organização Mundial da Saúde (OMS), em 2015, revelaram que, aproximadamente, 30 milhões de pessoas no Brasil têm algum grau de surdez, que pode variar entre parcial a total. Deste público, segundo a Sociedade Brasileira de Otologia, apenas 40% dos que sofrem surdez parcial, reconhecem sua condição.

A ideia foi alertar a importância da Libras para a pessoa surda. – Foto: Divulgação

Com o objetivo de disseminar informações a respeito da condição e da necessidade não só de tratamento nos casos clínicos parciais, mas de inclusão dos surdos em todos os ambientes da sociedade, o dia 26 de setembro é comemorado no Brasil como Dia nacional da Pessoa surda.
Em Ariquemes, a Secretaria Municipal de Educação (Semed), em parceria com Coordenadoria Regional de Educação (CRE-RO), realizou diversas atividades voltadas à importância da capacitação na Língua Brasileira de Sinais (Libras), em seis escolas municipais e estaduais.

A coordenadora do Projeto piloto “Mãos que Interagem”, que ensina Libras aos alunos da unidade de educação Municipal Jorge Teixeira, além de capacitar servidores da prefeitura, explica que as atividades e o pit stop realizado em frente à feira, têm o objetivo de ensinar a importância da Libras para pessoa surda, no contexto da inserção social. “O objetivo é informar e sensibilizar sobre a forma do surdo se comunicar e a importância da Libras como fonte de comunicação entre pessoa surda e ouvinte, além de sua relevância nos demais espaços sociais”, concluiu, Maria Geralda.

Deixe o seu comentário