BUSCA O QUE ESTÁ PROCURANDO?

Onde deseja efetuar a busca?

Votação online em reality é segura

Uso de tecnologia garante votação popular com transparência e credibilidade.

Publicado: 01/03/2018 às 07h00
Atualizado: 28/02/2018 às 18h25

Equipe técnica da Netpix – Agência Web apresentou os dados gerais da votação (Foto: Júlio Mateus/NETPIX – Agência Web/Diário da Amazônia)

Desde o começo do programa ‘Você é Show’, reality musical exibido pela RedeTV! RO, o público auxilia com sua participação no processo de escolha da nova voz de Rondônia, através de votação pela internet e por aplicativo. Somente na última etapa foram 237.684 mil votos, divididos entre os oito candidatos na repescagem e, com isso, dois retornaram ao desafio. Para manter a lisura e credibilidade no processo, a emissora, contratou a Netpix – Agência Web, especializada em Design e Desenvolvimento Web, de Porto Velho.

O gestor de negócios e da Netpix – Agência Web e especialista em desenvolvimento de Interfaces Web, Edjames Oliveira, o sistema é absolutamente seguro. “Está sendo usado um servidor do Google, para garantir a integridade dos dados, onde ele fica responsável por toda a parte de captação e replicação dos dados que são armazenados a partir das votações”, informa. De acordo com informações da empresa, no último domingo (25), um total de 237.684 votos foram computados, sendo que o tempo de permanência médio dos usuários no site/app foi de 7h30min/pessoa.

“Já fizemos vários testes para saber se o banco de dados vai segurar a quantidade de usuários ativos simultâneos e hoje, a previsão que nós temos, é de até 100 mil acessos. Estamos seguros e não teremos nenhum problema quanto a isso”, garante Edjames.

Já o desenvolvedor Web da Netpix – Agência Web, Lucas Ramos, destaca que foi desenvolvido todo o site e o processo de votação através da WordPress, um aplicativo de sistema de gerenciamento de conteúdo para web. “O site é apenas um fornecedor de informação. Votou, não passa pelo site, vai direto para o Google e, depois, repassado ao site. Tudo foi centralizado, inclusive quando votado pelo aplicativo”, reforça.

Hackers

Para Edjames, como se trata de um processo online a possibilidade de quebra por hacker existe, ou seja, tem sempre os seus riscos. “Mas, para podermos descartar isso, munimo-nos das melhores tecnologias existentes. Estamos usando o Google, onde lá dentro do processo de votação existe um painel, o captcha, com a função de poder barrar qualquer tipo de hacker ou de robô que pode ser programado para fazer a votação automaticamente. Não há possibilidade disso neste processo”, garante.
“O captcha é um mecanismo seguro, e o que está implementado no ‘Você é Show’, tem pelo menos, sete níveis de segurança, e temos cinco deles”, completa Edjames.

Responsabilidade e apoio de público 

De acordo com o diretor comercial e de jornalismo do Sistema Gurgacz de Comunicação (SGC), Alessandro Lubiana, o programa ‘Você é Show’ foi formatado para que o público participe do começo ao fim.

“Nós contratamos uma empresa de tecnologia para cuidar de uma parte que demanda muita responsabilidade, a de computar os votos do público. Tudo é auditado para garantir total segurança na votação popular”, disse. Lubiana lembra que na primeira fase, cerca de 30 mil votos foram registrados, na segunda mais de 60 mil e, na última etapa, superou a casa dos 237 mil.
“O programa realmente está na boca das pessoas e movimenta o mundo da música em Rondônia. Já estamos colhendo frutos: artistas locais tendo o seu reconhecimento e a emissora, por lançar um reality desafiador, novo e que exige a cada dia, dedicação, atenção e, investimentos. A emissora acredita em nossas vozes”, expôs.

Trabalho de divulgação 

As chamadas e as captações de votos dependem de cada candidato/a que estão na repescagem, por exemplo. “Eles funcionam como vetores, que vão espalhando das mais diversas formas, o canal onde é feito a votação, o site com a página criada especificamente para essa votação a cada etapa”, lembra Edjames Oliveira, especialista na área.

Por Etiene Gonçalves Diário da Amazônia

Deixe o seu comentário