Porto Velho/RO, 18 Março 2024 21:20:13

O Dia

coluna

Publicado: 20/02/2024 às 13h32min

A- A+

O DIA NA HISTÓRIA

20.2.2024 – BOM DIA!

RONDÔNIA

1921 – O diretório municipal do Partido Republicano Conservador convoca o eleitorado de Santo Antônio a não ir votar, em protesto ao abandono que se encontra o município.

1944 – O Congresso Nacional recebe o Plano Rodoviária Nacional, assinado pelo engenheiro Yedo Fiúza propondo a Rodovia Acreana, ligando Rio Branco, AC, a Cuiabá, MT.

1955 – Ataques de índios na região de Guajará-Mirim, conforme o delegado do SPI Manoel Moreira, é a reação dos Pacaás Novos às ações de seringueiros, uma delas o sequestro de mulheres índias pelos brancos.

1976 – Em companhia de executores do Incra, o governador Humberto Guedes entrega 100 títulos de “Licença de Ocupação” a famílias da gleba “Leitão” na Vila de Presidente Médici – até dezembro serão 6 mil.

1990 – O Tribunal Regional Eleitoral fará em março plebiscitos em 21 distritos de Rondônia, para que os moradores decidam se querem passar à condição de municípios.

HOJE É

Dia Mundial da Justiça Social.

Dia Nacional de Combate às Drogas e Alcoolismo.

Católicos celebram Santa Jacinta, São Francisco de Ourém, São Leão de Catânia, Santo Eleutério,

BRASIL

1567 – Morre Estácio de Sá, fundador da cidade do Rio de Janeiro.

1696 – Carta-régia proíbe que escravas usem vestidos de seda ou objetos de luxo no Brasil.

1980 – Estreia o filme Bye bye Brasil, de Cacá Diegues.

MUNDO

1816 – Estreia da ópera O Barbeiro de Sevilha, do italiano Gioachino Rossini, em Roma.

1986 – A URSS lança a primeira estação espacial na órbita da Terra: a MIR, a 390 KM do solo terrestre.

2013 – A NASA descobre o menor Exoplaneta, o Kepler-37b.

FOTO DO DIA

“Não vai dar certo” (*). Ouvi esse bordão quando o assunto fosse criação de novos municípios, e até do próprio Estado. Em 1977, idem, quando foram criados cinco município às margens da BR-364 – um deles, Ariquemes, ainda “engatinhando” na estruturação da vila nova – a velha era a antiga “vila papagaio”, hoje Bairro Marechal Rondon.

A escolha de Ariquemes foi uma decisão do ministro Rangel Reis (FOTO), do Interior. Ele fora à uma exposição do governador Humberto Guedes, sobre a proposta de novos municípios, na sede do Incra, em Ouro Preto, propondo passassem à municípios os distritos (de Porto Velho) Vila Rondônia (Ji-Paraná), Cacoal, Pimenta Bueno e Vilhena.

O ministro, no retorno a Porto Velho, visitou Ariquemes, mais parecendo um acampamento, e anunciou que a localidade também seria incluída no projeto, o que teria obrigado o setor de Planejamento do Território a agilizar o mínimo necessário.
Comerciantes, até de distritos propostos, repetiam a mesma coisa: “Não vai dar certo”.

(*) “Oh céus, oh vida….isso não vai dar certo”, bordão do personagem Hardy, de desenho animado “Lippy e Hardy”. E deu.


Deixe o seu comentário

Arquivos de colunas