Porto Velho/RO, 18 Março 2024 21:11:15

Coluna Almanaque

coluna

Publicado: 20/02/2024 às 13h25min

A- A+

Clássico premiado de Clint Eastwood

Confira a coluna

Durante uma década Clint Eastwood guardou o roteiro de “Os Imperdoáveis”, pois queria ter a idade ideal para interpretar o pistoleiro aposentado William Munny, que precisa de dinheiro para manter seu pequeno rancho e a única solução, em seu ponto de vista, é retomar velhos hábitos. Mas nada será tão fácil como antes. Munny não consegue montar seu cavalo sem antes cair. A idade o alcançou e o matador terrível deu lugar a um pacato fazendeiro viúvo e com dois filhos para criar.

A trama tem início quando ama prostituta tem seu rosto cortado à faca por um vaqueiro e as colegas resolvem contratar pistoleiros para vingar o ataque, ignorado pelo xerife da cidade, Litle Bill, vivido magistralmente por Gene Hackman, ganhador do Oscar de melhor ator coadjuvante por sua performance neste faroeste temporão dirigido por Eastwood, que ganhou seu primeiro Oscar de melhor direção e melhor filme. No total, o longa conquistou quatro estatuetas da Academia.

Completando o elenco mais dois grandes atores. Morgan Freeman como Ned, o parceiro e melhor amigo de Munny e Richard Harris, intérprete do pistoleiro Inglês Bob. Gene Hackman faz um xerife linha dura e violento que faz valer a lei do seu próprio jeito e com suas regras.

O diretor e ator rege sua história sem pressa, de maneira fluida e às vezes até introspectivamente, com economia de gestos e primando pelo que é dito pelos personagens e menos preocupado com a ação em si. Tudo converge para o inevitável confronto entre Munny e Litlle Bill e seus assistentes quando a violência explode na sequência final do longa.


Deixe o seu comentário

sobre Coluna Almanaque

Colaborador do Diário da Amazônia - Humberto Oliveira, jornalista, cinéfilo, colecionador de filmes, cds e livros.

Arquivos de colunas