Porto Velho/RO, 18 Março 2024 16:48:43

O Dia

coluna

Publicado: 23/02/2024 às 08h14min

A- A+

O DIA NA HISTÓRIA

23.2.2024 – BOM DIA!

RONDÔNIA

1930 – O 1º Superintendente (prefeito) eleito de Porto Velho, Joaquim Augusto Tanajura (1917/1920), é nomeado prefeito de Manaus.

1940 – O governo federal designa o major Aluízio Ferreira para comandar o mapeamento da futura rodovia Porto Velho a Vilhena, e verificar se existem ou não as minas de Urucumacuã.

23 – 1941 – O consulado da Bolívia publica convocação a todos naturais do país, na faixa de 19 anos, que devem retornar para cumprir o serviço militar.

1949 – O prefeito de Guajará-Mirim, George Oliver pede que o governador Araújo Lima libere logo, do orçamento do Território, recursos para construir o hospital daquele município.

1983 – O público não teve acesso ao interrogatório de acusados da morte do comprador de ouro Assis, que tem, dentre acusados, vários policiais.

1990 – A decisão do TSE, autorizando eleitor em trânsito, no próprio Estado, a votar, foi criticada pelo deputado federal Arnaldo Martins, que considera isso incentivo à fraude.

HOJE É DIA

Dia Nacional do Surdo-mudo.

Dia Nacional do Movimento Municipalista Brasileiro.

Dia Internacional e Nacional do Rotariano.

Católicos celebram Santa Josefina Vannini, São Policarpo de Esmirna,

BRASIL

1901 — Criação do Instituto Butantan (SP), o maior produtor de imunobiológicos e biofarmacêuticos da América Latina.

MUNDO

1455 – Publicada a Bíblia de Gutenberg, o 1º livro ocidental impresso com tipo móvel (levou 5 anos para ser impressa). 1765 – O químico e físico inglês Henry Cavendish descobre o hidrogênio. 1905 – O Rotary Club é fundado em Chicago. 1954 — A primeira inoculação em massa de crianças contra a poliomielite com a vacina Salk.

FOTO DO DIA

PRELAZIA CHEGA AO CENTENÁRIO

A comunidade católica de Porto Velho se prepara para comemorar o 1º centenário da Prelazia Nullius de Porto Velho, cuja data maior será a 1º de março de 2025, mas instalada pelo bispo do Amazonas, d. Pedro Massa, a 25 de julho daquele ano.
A terminologia Nullius é anterior ao Vaticano II, e denominava-se prelazia nullius, uma forma abreviada de prelazia nullius dioeceseos (de nenhuma diocese).
A prelazia, a partir de 1946 administrada pelo bispo Dom João Batista Costa, passou à condição de diocese e, a 12 de outubro de 1982 foi nomeada arquidiocese, tendo como primeiro arcebispo dom José Martins da Silva, depois dom Moacir Grechi, dom Esmeraldo, sendo o arcebispo atual dom Roque Paloschi.
Fazem parte da Arquidiocese o município de Alto Paraíso, Ariquemes, Buritis, Cacaulândia, Campo Novo, Candeias, Cujubim, Itapuã, Machadinho, Monte Negro, Rio Crespo, Anari e Porto Velho. São 26 Paróquias e 04 Áreas Missionárias (Alto e Baixo Madeira, São João Batista, Vista Alegre do Abunã e N. Sra. Aparecida da Vila DNIT) e mais de 900 comunidades. (*)
(*) https://arquidiocesedeportovelho.org.br/paroquias/


Deixe o seu comentário

Arquivos de colunas