Porto Velho/RO, 18 Março 2024 17:33:24

Rodolpho Sbarzi

coluna

Publicado: 22/01/2024 às 11h12min

A- A+

SER X TER

Confira a coluna

O termo “laboratório do pensamento” pode ser interpretado como um espaço mental onde ideias, conceitos e valores são constantemente avaliados, questionados e reformulados. Nesse contexto, é interessante fazer um paralelo entre as perspectivas contemporâneas sobre “ter” e “ser” na sociedade.

Hoje em dia, muitas vezes, a ênfase é colocada no “ter” em detrimento do “ser”. A sociedade moderna frequentemente valoriza a posse de bens materiais, status social, sucesso financeiro e conquistas externas como indicadores de prosperidade e felicidade. Isso é evidenciado pela busca incessante por mais coisas, pela competição constante e pela pressão para atingir padrões externos de sucesso.

No entanto, esse enfoque excessivo no “ter” pode levar a uma série de desafios e insatisfações. A busca desenfreada por mais posses muitas vezes resulta em um vazio interior, pois a felicidade verdadeira não é encontrada apenas na acumulação de coisas. Além disso, a ênfase excessiva no “ter” pode contribuir para uma cultura de consumo desenfreado, prejudicial ao meio ambiente e à saúde mental.

Por outro lado, a reflexão sobre o “ser” implica em considerar aspectos mais profundos e essenciais da vida, como valores, propósito, relacionamentos e autenticidade. Valorizar o “ser” envolve reconhecer a importância do desenvolvimento pessoal, da empatia, da gratidão e do equilíbrio entre as dimensões físicas, emocionais e espirituais da existência.

O laboratório do pensamento, nesse contexto, seria um espaço para repensar as prioridades individuais e coletivas, questionar valores predominantes e buscar um equilíbrio mais saudável entre “ter” e “ser”. Seria um convite para uma reflexão mais profunda sobre o que realmente traz satisfação e significado para a vida, indo além das expectativas impostas pela sociedade e buscando uma abordagem mais consciente e equilibrada em relação aos objetivos pessoais e coletivos.

Assim, a sociedade pode se beneficiar de um deslocamento de ênfase do “ter” para o “ser”, reconhecendo que a verdadeira riqueza reside na qualidade dos relacionamentos, na autenticidade, no propósito de vida e no cultivo de uma consciência mais profunda sobre o que realmente importa. Essa mudança de perspectiva pode contribuir para uma sociedade mais sustentável, equilibrada e centrada em valores humanos fundamentais.

@rodolpho.sbarzi

 


Deixe o seu comentário

sobre Rodolpho Sbarzi

Colaborador do Diário da Amazônia – filho de Porto Velho com orgulho, ex jogador profissional de futebol, músico, cristão, pensador e escritor da vida, não existe nada mais lindo que escrever sobre a vida e suas nuances!