Porto Velho/RO, 19 Março 2024 01:55:09

Carlos Sperança

coluna

Publicado: 20/02/2024 às 13h37min | Atualizado 20/02/2024 às 13h39min

A- A+

Lideranças bolsonaristas locais se movimentam para lotar a Av. Paulista na manifestação pró mito

Confira a coluna

Milagre anunciado

Um milagre vai acontecer: amigos incondicionais da fauna e da flora amazônica vão aparecer como por magia em cada Município oferecendo soluções definitivas para todos os problemas acumulados e jamais resolvidos desde Francisco Orellana.

O espetáculo das soluções maravilhosas começou no momento em que o nobre parlamento nacional e o generoso governo pátrio, sob o silêncio de consentimento da Justiça soberana, determinaram um fantástico volume de recursos para o Fundão Eleitoral, que os partidos usam para manter e ampliar suas estruturas locais. Quase vinte deles não conseguiram escapar do bicho-papão das cláusulas de barreira (ou desempenho) impostas ao pleito de 2022. Isso significa dizer que haverá muito mais dinheiro para menos partidos: o Fundão agigantado será repartido apenas entre os felizes caciques das siglas (ou federações) que pularam as barreiras: nove partidos e três federações.

Muito mais dinheiro para as campanhas eleitorais significa promessas melhor apresentadas em peças de propaganda preparadas por especialistas em fazer os consumidores comprar margarinas, carros, planos de internet e apostar em jogos de azar. Atrás de cada propaganda haverá um truque psicológico, uma promessa que parecerá fácil de cumprir e muito autoelogio. Quem conseguir escapar ao hipnotismo de tanta propaganda prometendo milagres talvez consiga votar conscientemente.

…………………………………………………………………………………….

Ato bolsonarista

Nos estados as lideranças conservadoras se movimentam para lotar as dependências da Av. Paulista, em São Paulo, no Ato Pró-Bolsonaro programado para acontecer no próximo dia 25. Os grupos evangélicos sob o comando do missionário Silas Malafaia se unem para formar caravanas. Os caminhoneiros, onde uma grande parte apoiou o ex-presidente na última eleição também se movimentam, embora a entidade esteja dividida se participam ou não do evento. De Rondônia, uma grande caravana está se formando para prestigiar o mito que vivencia um momento difícil depois perder a elegibilidade para 2026.

Crise aérea

Com as suspensões dos voos diretos em Porto Velho a partir de março para Manaus, agrava-se a crise aérea em Rondônia. Nosso estado mantém grande intercâmbio com as duas praças, o setor de turismo, será muito prejudicado e a capital rondoniense perdendo espaço. Até agora as classes políticas e empresariais rondonienses não mostraram força para reverter a medida tão prejudicial. Apelou-se também para a justiça, mas até agora nada de concreto em favor dos passageiros que vem sofrendo as consequências da redução dos voos –como também os preços das tarifas astronômicos – desde o ano passado.

Prós e contras

Nos primeiros movimentos visando as eleições municipais em Porto Velho a coisa vai se encaminhando para uma polarização entre a candidata do prefeito Hildon Chaves (PSDB), a ex-deputada federal Mariana Carvalho (Progressistas) e do governador Marcos Rocha (União Brasil) Fernando Máximo. Mariana com rejeição do segmento evangélico e Máximo não aceito pelo movimento gay oportunizam o surgimento de uma terceira via. Estão na fila para se tornarem também opções a esta polarização, também Leo Moraes (Podemos), Marcelo Cruz (Patriota) e Cristiane Lopes (União Brasil).

Esquerda dividida

Devastada pelos conservadores últimos pleitos a esquerda continua dividida para as eleições municipais em Rondônia. A situação mais complicada é em Porto Velho, onde não não prosperaram as primeiras tratativas para um entendimento entre o PT, MDB, PSOL, PSB, PSTU, PC do B e tantas outras legendas do segmento. Apagar as fogueiras de vaidade é preciso e se unir numa única candidatura a prefeito é um desafio, já que o PT nacional projeta o lançamento de candidaturas próprias em todas as capitais e o mesmo pretende o PSB e o MDB, seguindo o mesmo caminho. Sem nome de consenso, a esquerda se encaminha para levar mais uma peia dos bolsonaristas.

As articulações

Nos bastidores já começaram as articulações em torno de uma aliança do MDB e partidos de esquerda. Mesmo liderando a base de Lula em Rondônia, o senador Confúcio Moura ainda não encontrou um nome competitivo que seja de consenso para unificar as agremiações anti-bolsonaristas. Mesmo porque o próprio Confúcio enfrenta dissidências no seu partido, que tem dois deputados federais bolsonaristas de carteirinha, inclusive o presidente estadual do partido, deputado federal Lucio Mosquini. É uma baita ironia, o MDB liderando a base de Lula em Rondônia.

 

Via Direta

*** Na corrida por busca de reforços para a campanha 2024 a prefeitura de Porto Velho, a pré-candidata Mariana Carvalho (Progressistas) recebeu o apoio do xerife Bruno Mendes, do Avante *** Mariana também terá o apoio do ex-senador Expedito Junior, do PSD, que é um partido da base aliada do prefeito Hildon Chaves *** Meus parabéns ao braço social da OAB-RO desenvolvendo ações de grande importância em Porto Velho. Comemorando 50 anos, a entidade mostra seu compromisso com a população ***Os garimpeiros de Rondônia estão revoltados com Lula pelas medidas de fiscalização adotadas contra o garimpo de ouro no Rio Madeira e demais igarapés da região. E cobram picanha mais barata, prometida por Lula.


Deixe o seu comentário

sobre Carlos Sperança

Um dos maiores colunistas político do Estado de Rondônia. Foi presidente do Sinjor. Foi assessor de comunicação do governador José Bianco entre outros. Mantém uma coluna diária no jornal Diário da Amazônia.

Arquivos de colunas