Porto Velho/RO, 20 Março 2024 21:03:32

O Dia

coluna

Publicado: 30/09/2023 às 10h18min

A- A+

O DIA NA HISTÓRIA

BOM DIA 30 DE SETEMBRO!

RONDÔNIA

1917 – A estudante Maria de Lurdes, conhecida por “Liquinha”, com 1.099 votos, lidera o concurso realizado pelo Jornal Alto Madeira para a escolha da “Mais bela senhorita de Porto Velho”.

1928 – Comerciantes fundam a Associação Comercial do Guaporé, em Porto Velho, tendo como presidente Marcelino de Oliveira.

1949 – O radialista Humberto Amorim, do Serviço de Alto Falantes “Rio Madeira”, inaugura o “Parque da Alegria” (PVh), com show de “artistas do “cast” da Rádio Baré de Manaus.

1967 – O Senai/PVh, conforme o diretor José Leôncio, confirma a instalação na escola “Marechal Rondon” (PVH) o curso de “Ajustagem de Motores”.

1987 – Nervoso, acusando jornalistas de “chantagem”, o governador Jerônimo Santana dá entrevista, em que repórteres furaram a censura da Secom para poder perguntar.

1990 – A 3 dias da 1ª eleição a governador, pesquisas mostram: dos 6 candidatos, os mais cotados são Olavo Pires, Valdir Raupp e Osvaldo Piana. Dia 3 de outubro o pleito confirmou a pesquisa.

COMEMORE

Dia da Secretária. Dia Mundial da Navegação. Dia Mundial do Tradutor. Dia Nacional do Jornaleiro. Dia Internacional do Podcast.

Católicos comemoram Dia da Bíblia. São Jerônimo, o Padroeiro dos biblistas. São Simão de Crépy. São Francisco de Borja.

BRASIL

1883 – A cidade de Mossoró torna-se a primeira do Brasil a acabar com a escravidão.

MUNDO

1941 – “Massacre de Babi Yar”: mais de 30 mil judeus foram assassinados pelos nazistas, na Ucrânia.m

1980 — Publicado o padrão da Ethernet, rede física local (a internet é digital e global).

FOTO DO DIA

Humberto Amorim fez parte do grupo que montou em Porto Velho, em 1949, o primeiro sistema de radiodifusão em Rondônia, o serviço de alto falantes “Rio Madeira”, dirigido pelo cidadão Fouad Nagib, que o vendeu a seguir a Humberto Amorim.

À época na cidade poucos tinham aparelhos de rádio na cidade, muitos operavam à base de pilhas. As emissoras mais ouvidas eram a Baré (Manaus), Nacional e Tupi (RJ) e Voz da América (EUA).

Apelidado “Pau do fuxico”, o sistema adquirido por Amorim passou a ter entrevistas, noticiários, sendo parada obrigatórias de autoridades, locais ou não, visitante, artistas etc, irem aos estúdios do serviço, denominado já “Voz da Cidade” dar entrevistas, falar de sua viagem, cantar e outras ações.

O pau-do-fuxico tinha também função social, para anunciar aniversários – “Colhe hoje mais um abacaxi no pomar de sua existência”, ou, enviar recados de enamorados.

Com o crescimento da cidade, no início da década de 1970 a “Voz da Cidade” ganhou novo endereço, levada por Huberto Amorim (assinalado na foto ao lado do governador Jorge Teixeira), para o Bairro de São Cristóvão, e na década de 1980 deixou de funcionar.


Deixe o seu comentário

Arquivos de colunas