Porto Velho/RO, 18 Março 2024 21:10:42

Roberto Ravagnani

coluna

Publicado: 03/01/2024 às 10h15min

A- A+

As OSCs e o ESG

Confira a coluna

Embora as práticas ESG tenham sido criados e venham sendo utilizadas e difundidas no mundo corporativo, muitas organizações sociais (OSC) recebem recursos de investidores que buscam, ter resultados efetivos neste tipo de investimento. 

Os investidores procuram viabilizar seus investimentos por meio de critérios que comprovem os compromissos e práticas sustentáveis das organizações que irão receber e gerenciar estes recursos. Assim, é importante que as OSCs procurem, também, corresponder a essas expectativas, implementem uma estratégia ESG e apresentem-se como uma boa possibilidade de investimento. Muitas organizações sociais já perceberam esse movimento e buscam adotar medidas de gerenciamento com resultados baseados no ESG. Pesquisas com organizações dos Estados Unidos, mostram o entendimento das OSCs em relação aos indicadores de ESG. 

Embora metade das pesquisadas ainda não investirem nestas práticas, 12% planejam começar a implementá-las já no próximo ano.

Com relação as razões que as levaram a pensarem nestas práticas, 69% diz ser uma forma de se aproximar de sua missão. 49% para ter um maior impacto social; 39% pensam em melhorar sua reputação; 36% querem ter retorno financeiro; 12% por exigências dos doadores e 34% para ter acesso a uma gama mais ampla de produtos e soluções, entre outros indicadores. embro que esta é uma pesquisa estado unidense feita pela  Institutional Investors Sustainable Investing Survey. NO Brasil ainda temos poucos indicadores sobre o assunto, principalmente no Terceiro Setor.

As OSCs já desempenham um papel crucial ao pressionarem as empresas para serem mais sustentáveis.  Agora devem, também, começar a implementar esses critérios em suas próprias organizações, até porque a competição por financiamento é alta, e atuarem de acordo com práticas de ESG pode ser o grande diferencial no momento de atrair investidores. 

Para saber mais sobre ESG conheça www.ibesg.org.br


Deixe o seu comentário

sobre Roberto Ravagnani

Colaborador do Diário da Amazônia-  Roberto Ravagnani é autor, palestrante, jornalista (MTB 0084753/SP), radialista (DRT 22.201), conteudista e Consultor de voluntariado e responsabilidade social empresarial. Voluntário palhaço hospitalar desde 2000, fundador da ONG Canto Cidadão, Associado para o voluntariado da GIA Consultores no Chile, fundador da Aliança Palhaços Pelo Mundo, Conselheiro Diretor da Rede Filantropia, sócio da empresa de consultoria Comunidea e Membro Engage for business. www.robertoravagnani.com.br

Arquivos de colunas