Porto Velho/RO, 19 Março 2024 11:21:43

Roberto Ravagnani

coluna

Publicado: 08/02/2024 às 10h54min

A- A+

O difícil trabalho de conciliar o tempo para o trabalho voluntário

Confira a coluna

Eu nunca escrevi sobre isto, mas percebo que é um dos temas mais importantes dentro do voluntariado. Uma das grandes “desculpas” para não se fazer um trabalho voluntário rotineiro, é a falta de tempo.

Eu tenho que concordar que o tempo realmente anda escasso, com tanta coisa nova para aprender, para quem empreende tem que ralar para vender, para quem está empregado, tem que fazer valer todo tempo para ser bem avaliado, para outros jornadas duplas entre estudo e trabalho e até tripla, quando tem que cuidar de casa e da família. Como fazer?

O tempo é igual para todos, este é o primeiro ponto.

Lógico que em cidades menores o desafio da locomoção é menor também, nas grandes cidades há as distancias, trânsito, insegurança, entre outros.

Uau com este cenário até parece que estou jogando contra. Não estou, estou sendo realista.

Portanto existem desafios a serem vencidos e para tal temos que ter criatividade, vontade e decisão de prestar um serviço voluntário.

Vou fazer uma comparação muito pertinente. Academia, todo mundo adora, via com empolgação e sempre tem tempo disponível para isso. Certo? Errado.

Grande parte não gosta de academia e tem que encaixar na agenda para conseguir frequentar. Muito bem a palavra mágica apareceu. Agenda.

Este é o instrumento que pode ajudar você a se comprometer e cumprir com o trabalho voluntário, da mesma forma que academia, tem que colocar na agenda, se policiar e realmente se comprometer, só assim para conseguir prestar trabalho voluntario com responsabilidade.

E o trabalho voluntário pede isso, responsabilidade, comprometimento, só assim será bem-feito. Não basta fazer o bem, tem que fazer bem-feito.

Aproveite o carnaval para buscar uma oportunidade. E uma dica. Se você quer conhecer um pouco mais de trabalho voluntário, o site vol.org.br tem como você se cadastrar e aguardar uma oportunidade bater a sua porta, ou melhor ao seu e-mail.

Para você que conhece ou trabalha em uma organização social também pode entrar no vol.org.br e cadastrar as oportunidades desta organização para voluntários.


Deixe o seu comentário

sobre Roberto Ravagnani

Colaborador do Diário da Amazônia-  Roberto Ravagnani é autor, palestrante, jornalista (MTB 0084753/SP), radialista (DRT 22.201), conteudista e Consultor de voluntariado e responsabilidade social empresarial. Voluntário palhaço hospitalar desde 2000, fundador da ONG Canto Cidadão, Associado para o voluntariado da GIA Consultores no Chile, fundador da Aliança Palhaços Pelo Mundo, Conselheiro Diretor da Rede Filantropia, sócio da empresa de consultoria Comunidea e Membro Engage for business. www.robertoravagnani.com.br

Arquivos de colunas