Porto Velho/RO, 19 Março 2024 11:22:12

Roberto Ravagnani

coluna

Publicado: 20/12/2023 às 09h36min

A- A+

O voluntariado dentro do “S” do EGS

Confira a coluna

O conceito de sustentabilidade não é novo, agora vem embalado em um conceito mais amplo, mais abrangente que é o ESG e o setor privado, agora mais do nunca é convidado a fazer este setor acontecer de verdade.

O conceito de ESG, que representa um amadurecimento da sustentabilidade corporativa, existe desde 2004, e foi citado em uma publicação do Pacto Global com a participação do Banco Mundial. As empresas que investem em uma operação levando em consideração o ganha-ganha, como a fórmula, propiciam que todos ganhem em médio prazo, e por isso, são mais perenes. Um conceito ainda não tão praticado pelo mercado corporativo.

Assim, o ESG, passa a ser superestimados graças às novas exigências do mercado financeiro e não só para eles, são considerados pelas organizações para rever suas práticas e, seus relatórios, apresentando resultados que vão muito além do capital exclusivamente, propiciando uma visão ampliada dos riscos e impactos que produzem.

Eu quero hoje focar no “S”: Social =Envolve pessoas, interna e externamente, como qualidade de vida, inclusão e diversidade, Investimento Social Privado e Direitos Humanos.

Agora vamos para dentro do “S” o voluntariado, uma das possibilidades dentro deste grande menu.

O voluntariado é uma ferramenta de práticas de ESG interna e externa. Sua capacidade de envolvimento de pessoas gera engajamento e ação sobre os planos de desenvolvimento socioeconômico e ambiental da empresa.

O voluntariado se alinha a outras estratégias ESG como: a temática da diversidade, do alinhamento com o negócio, com a resiliência, a inclusão, engajamento, vínculo, entre outras.

O voluntariado corporativo tem o papel de ferramenta para o atingimento de metas de sustentabilidade e o melhor que o colaborador pode participar de todo o processo, desde a concepção, através de comitês até a finalização e apontamento dos resultados, garantindo assim um trabalho efetivamente coletivo.

Conheça mais sobre ESG no www.ibesg.org.br


Deixe o seu comentário

sobre Roberto Ravagnani

Colaborador do Diário da Amazônia-  Roberto Ravagnani é autor, palestrante, jornalista (MTB 0084753/SP), radialista (DRT 22.201), conteudista e Consultor de voluntariado e responsabilidade social empresarial. Voluntário palhaço hospitalar desde 2000, fundador da ONG Canto Cidadão, Associado para o voluntariado da GIA Consultores no Chile, fundador da Aliança Palhaços Pelo Mundo, Conselheiro Diretor da Rede Filantropia, sócio da empresa de consultoria Comunidea e Membro Engage for business. www.robertoravagnani.com.br

Arquivos de colunas