Porto Velho/RO, 18 Março 2024 21:10:40

Roberto Ravagnani

coluna

Publicado: 04/01/2024 às 10h52min

A- A+

Voluntário não é herói

Confira a coluna

A palavra “herói” nasceu no grego heros, “chefe, nobre, semideus, mortal elevado à categoria dos semideuses”.

É substantivo masculinoindivíduo notabilizado por suas realizações, seus feitos guerreiros, coragem, abnegação, magnanimidade etc.

Há um dito popular que diz: herói é aquele que não conseguiu fugir a tempo e teve que enfrentar.

A partir destas definições, percebemos que o voluntário não é um herói.

Voluntário é: adjetivo – que não é forçado, que só depende da vontade; espontâneo; que se pode optar por fazer ou não.

Voluntariar-se é um ato de serviço, disponibilidade, amor e vontade de ajudar. O voluntariado está presente em todas religiões, como este ato, o “voluntariar-se” significa doar-se inteiramente à causa do Senhor e de seus filhos, e é amar o próximo na prática.

Com esta explicação acabamos de vez com o mito do herói (do voluntário herói), portanto desfeito este mito, vamos ao que interessa de verdade, 2024. Chegou o novo ano e no mês do apocalipse (dezembro) onde todos e tudo tem que ser visto ou feito, antes do dia 31, caso contrario o mundo se acaba e viramos abóbora….kkkk é o meu sentimento com relação a este mês. E gosto do mês, pois foi nele que recebi meu maior presente, minha filha.

Mas como quase todas as promessas para o novo ano, feitas em dezembro, chegamos em janeiro e já começamos a pensar: será que vou conseguir realizar tudo isto?

Muitos, tendem, pressionados pelo desatino da grande maioria, a prometer mundos e fundos, entre essas, o de ser voluntario ou se dedicar a uma causa social. Quando passa dia 31/12 e percebem que o mundo não acabou e que continua tudo igual, só muda de verdade o calendário, começam a cair na real e percebem que prometeram coisas demais, algumas das promessas darão trabalho para serem quebradas, outras serão simplesmente esquecidas que um dia forma feitas, até o próximo dezembro. O voluntariado costuma cair nesta vala do esquecimento ou no modo negação, não sou herói, não vou conseguir.

Mas em 2024 aqui estou eu ajudando a sua memória, não permitindo que você esqueça esta promessa de ano novo, assim como quero que não esqueça nenhuma delas, mas esta me toca pessoalmente.

Não só quero que não esqueça, como estou aqui disposto a te ajudar de alguma forma para que cumpra de verdade. Já comecei afirmando a você que não precisa ser herói. Pode me pedir ajuda pelo @roberto.ravagnani que terei o maior prazer em ajudar, se for capaz, a realizar seu desejo de ser voluntário ou atuar com alguma instituição social em 2024. Que 2024 traga realizações e prosperidade para todos.


Deixe o seu comentário

sobre Roberto Ravagnani

Colaborador do Diário da Amazônia-  Roberto Ravagnani é autor, palestrante, jornalista (MTB 0084753/SP), radialista (DRT 22.201), conteudista e Consultor de voluntariado e responsabilidade social empresarial. Voluntário palhaço hospitalar desde 2000, fundador da ONG Canto Cidadão, Associado para o voluntariado da GIA Consultores no Chile, fundador da Aliança Palhaços Pelo Mundo, Conselheiro Diretor da Rede Filantropia, sócio da empresa de consultoria Comunidea e Membro Engage for business. www.robertoravagnani.com.br

Arquivos de colunas