Porto Velho/RO, 18 Março 2024 21:22:09

Política &

coluna

Publicado: 12/01/2024 às 13h20min

A- A+

POLÍTICA & MURUPI

Confira a coluna

SEGURANÇA PÚBLICA O PROBLEMA CONTINUA

Os índices de violência no Maranhão eram altos como aliás na maioria dos estados do nordeste e aí o governo federal foi buscar um governador com experiência em como não resolver o assunto e lá foi Sêo Dino para o Ministério da Justiça e Segurança Pública. Como esperado, durante um ano “uómi” falou de tudo, deu pitaco em tudo, subiu favela sem segurança – “eita caba macho” – e o crime organizado ficou agradecido. A estrutura de combate à corrupção foi desmantelada, a justiça ficou enfeixada na mão de Sêo Moraes e o crime organizado agradeceu mais uma vez. Depois dos bons serviços não prestados, Sêo Dino foi escolhido para ficar no lugar de Sêo Lewandowski, um advogado que estava no lugar que agora vai ser do Sêo Dino, o qual durante o tempo que estava entronizado na Suprema Corte prestou ótimos serviços ao mandatário de plantão e à outra mandatária Dona Roussef, que o diga Sêo Barbosa, relator da AP-470 ou inquérito do mensalão no qual ele foi revisor, moendo sempre que podia o seu colega. A escolha para quaisquer ministérios se dá tão somente por vontade do mandatário de plantão no governo e então o quadro atual é: sai o Sêo Dino que é “assim ó” com o mandatário de plantão, que por seu turno é “assim ó” com o Sêo Lewandowsky e entre este último. Tinha sido assim antes e está sendo assim mais uma vez. Afinal como ensina o jogo do bicho, o que é bom dá duas vezes. Provavelmente o Sêo Lewandowski talvez, sabe-se lá… tenha algum tipo de experiência desconhecida do grande público na segurança pública, talvez no trato com facções criminosas e pode ter sido esta faceta desconhecida, a responsável pela iluminada e abençoada indicação do seu santo nome amém. Como Sêo Lewandowski foi deveras fraco na justiça talvez venha a ser uma fortaleza no quesito segurança que é o que interessa.

Puxando aqui para as terras dos destemidos pioneiros, a questão da segurança pública com embate entre polícia e bandidos e humilhação e sofrimento da população, andou durante muito tempo restrita às nossas capitais vizinhas Manaus e Rio Branco. Porto Velho em particular e Rondônia no geral até que pareciam estar livres do flagelo das facções. Mas era só aparência. Lembro-me que ao entrevistar um secretário de segurança ele se esquivou quando eu toquei no tema domínio pelas facções no Orgulho do Madeira, tema que era falado à boca pequena. O crime organizado, porém, é como uma impinge que vai avançando e tomando conta da pele. Certo é que um dia descobrimos que os presídios em Rondônia  estavam dominados por facções e que de lá partiam as ordens para os criminosos que estavam soltos. Bandidos roubavam equipamentos em escolas e na sequência bairros inteiros e conjuntos habitacionais além do Orgulho do Madeira passaram a fazer parte do império das facções que comandam o tráfico e o crime organizado no Brasil. Um dia começaram as restrições para ir e vir, apartamentos foram tomadas à força de seus donos e o toque de recolher foi implantado. O padrão do crime organizado é o mesmo o padrão da segurança pública tem o mesmo “modo operandis”. O governo de Rondônia acaba de criar o gabinete de crise e vai continuar correndo atrás do prejuízo. Como cidadão e morrendo de medo como todos nós, torço pelo sucesso da empreitada, mas temo pelo contrário. Foi e é assim no resto do país.

O ÚLTIMO PINGO

“Como amante da História, tenho a impressão de que, quando examinarem, daqui a 50 anos, as narrativas oficiais de que houve um violento atentado à democracia, os historiadores que analisarem os fatos, e não as narrativas, não serão muito generosos com aqueles que interpretaram mal os fatos históricos à luz de narrativas sobre o que ocorreu no dia 8 de janeiro de 2023”. Yves Gandra Martins

PONTO FINAL

Globo x Globo. O documentário “8/1-A democracia resiste” não resiste ao BBB. Não resiste nem mesmo em termos de faturamento. O documentário não distribui prêmios, verdade e nem sequer esperança.

[email protected]


Deixe o seu comentário

sobre Política & Murupi

Leo Ladeia é baiano de Itororó, torcedor do Bahia ou um pau rodado que apoitou por aqui. Começou como radialista na Rádio Vitória Régia aos 55 anos. Apresentou o programa Lendas do Rock na rádio Parecis. Na SIC TV como aqui no Gente de Opinião Léo Ladeia fez de tudo. Astronauta, boy, pintor, poeta e pedreiro. Mutante, gosta de experimentar e de desafios, atualmente Ladeia está trabalhando no Rede TV Rondônia, canal 17,do Sistema Gurgacz de Comunicação.