Porto Velho/RO, 18 Março 2024 21:22:15

Política &

coluna

Publicado: 29/01/2024 às 13h06min

A- A+

POLíTICA & MURUPI

Confira a coluna

FAMÍLIA BOLSONARO NO BICO DO CORVO 

1 – Retiraram a tampa e tudo o que estava represado no esgoto da política está descendo aos borbotões. Ainda que eu não concorde com os métodos utilizados por Sêo Alexandre de Moraes, convenhamos que a sujeira no Brasil é grande, que a política está contaminada – mas não é coisa somente de agora – e como diria o filósofo Bóris Casoy, é preciso passar o Brasil a limpo. Pena, entretanto, que o serviço de limpeza tenha o andar de caranguejo, sempre se movimentando para um lado. Durante o período que desaguou na Lavajato, as buscas miraram a esquerda com resultados tão relevantes que findaram com o impeachment de Dona Dilma, o desbaratamento da parte podre dos partidos políticos e de seus feudos na estrutura dos poderes legislativo e executivo. Pena também que a operação de limpeza ao mirar o poder judiciário tenha cometido um solene equívoco abrindo brechas que culminaram com o desmonte da mais bem sucedida – apesar dos erros jurídicos constatados – operação contra o crime organizado na política, que foi a Lavajato. Mas, como disse o Capitão Nascimento, “o sistema é f*da”.

2 – O que era chamado de gabinete do ódio acaba de ter sua porta principal arrombada. Primeiro foram as investidas contra a estrutura da PRF, PF, Abin e órgãos de controle como GSI e outros com os quais nem em sonho ou pesadelo imagino que hajam. Hoje numa ação coordenada por Sêo Alexandre e mais previsível que natal no dia 25 de dezembro a PF foi à casa de um dos filhos do Bolsonaro, o mais tinhoso de todos. O Carluxo não estava em casa, mas a PF está em no seu encalço. Se alguém perguntar se isso tem alguma coisa a ver com as recentes notícias sobre a morte da Marielle Franco, digo que nem sim, nem não, nem talvez, mas com o olho esticado para a esquina por onde podem surgir de novo “usómi” e se alguém perguntar se a caça, vai continuar digo que sim. O alvo é Bolsonaro, que ficará como uma cabeça de urso empalhada numa parede de um lugar distante, o establishment. Bolsonaro é o prêmio!

3 – Do blog entrelinhas com as informações do sempre antenado Nilton Salina, trago a vocês o que ainda vem pela frente em termos de apuração sobre o 8 de janeiro. Primeiro a parte boa: William, o homem do tempo, saiu da cadeia após 11 meses de cana dura e agora trata da saúde, convivendo com a família ainda que usando o equipamento que ele conhece do tempo de policial, uma tornozeleira eletrônica. Agora aquela parte já esperada, um segredo de Rondônia, mas que todos sabiam.  Dois ex-presidentes da Assembleia Legislativa e um senador com mandato, os três, ligados ao agronegócio, estão com alvos pendurados nas costas e deverão receber a visita “dusómi” a qualquer momento.  Enfim, o caranguejo agora se move para a direita e em razão desse movimento a esquerda avança sobre a Petrobrás, sobre a Vale e sobre qualquer espaço onde haja um cofre abarrotado bufunfa, ou seja, “tudo como dantes no quartel d’Abrantes. A “tchurma do róí rói” não dispensa nada. É como praga de gafanhotos na roça.

4 – As Big Techs Google e Meta estão operando em conjunto para que o imbróglio eleitoral brasileiro as “incluam fora dessa” e pedem mudança na proposta do TSE que regulamentará suas atuações durante as eleições deste ano. Reunidas no TSE disseram que não que não podem ser responsabilizadas pelos conteúdos impulsionados com informações erradas sobre o processo eleitoral e querem de imediato serem isentas de penalidades pelo uso de Inteligência Artificial. Para as Big Techs a responsabilidade por verificar tanto o cumprimento de prazos, quanto das regras deve ser unicamente dos anunciantes, ou seja, dos partidos, candidatos, coligações e federações. É urgente tirar o agradável peso que o TSE carrega sendo o protagonista das eleições principalmente nas eleições desse ano que são regionais.

2-O ÚLTIMO PINGO

A Covid apesar de menos agressiva está de volta e a depender do organismo que a contrai pode até matar. Juntando Covid, malária, dengue e outros menos votados, uma preocupação para o período que chega com carnaval, volta às aulas e as chuvas que têm o poder de ampliar as mazelas. Problema!

3-PONTO FINAL

A Matemágica do Sêo Haddad está nos levando para o brejo junto com as vacas gordas que economia nacional – o agronegócio – vinha proporcionando. O rombo nas contas que os economistas chamam de déficit é o maior registrado desde 2020, ano da pandemia que virou o mundo de cabeça para baixo. Mas como tudo que é ruim pode e para o PT sempre é piorado, Sêo Alkimin está bolando um incrível plano para a indústria brasileira, no estilo Cascão&Cebolinha para roubar o coelho Sansão da Mônica.

29012024

[email protected]


Deixe o seu comentário

sobre Política & Murupi

Leo Ladeia é baiano de Itororó, torcedor do Bahia ou um pau rodado que apoitou por aqui. Começou como radialista na Rádio Vitória Régia aos 55 anos. Apresentou o programa Lendas do Rock na rádio Parecis. Na SIC TV como aqui no Gente de Opinião Léo Ladeia fez de tudo. Astronauta, boy, pintor, poeta e pedreiro. Mutante, gosta de experimentar e de desafios, atualmente Ladeia está trabalhando no Rede TV Rondônia, canal 17,do Sistema Gurgacz de Comunicação.