BUSCA O QUE ESTÁ PROCURANDO?

Onde deseja efetuar a busca?

Política &

coluna

Perfil

Publicado: 18/05/2018 às 16h58

POLÍTICA e MURUPI

FRASE DO DIA: “Não iríamos preparar uma Copa do Mundo por seis anos e não fazer pequenas travessuras, certo? Você acha que os..

FRASE DO DIA:

“Não iríamos preparar uma Copa do Mundo por seis anos e não fazer pequenas travessuras, certo? Você acha que os demais países que foram sede também não fizeram”. – Michel Platini sobre o trambique para que Brasil e França fossem à final da Copa do Mundo de 1998.

1-Desemprego em alta I

 

O Brasil tem 13,7 milhões de desocupados. Acordam e saem a esmo em busca de qualquer comida em qualquer lugar. Até no lixo. 6,2 milhões trabalham menos de 40 horas por semana e recebem em média l/3 do salário mínimo. 7,8 milhões moram nas ruas na mendicância, no ócio extremo, nas drogas e tendo o crime como meio de vida. São 27,7 milhões de brasileiros com direitos e deveres assentados na constituição. E aqui está o lado ainda mais perverso: todos pagam impostos apesar da penúria.

Nosso sistema de tributação trata o miserável e o milionário de igual forma quando tomam um café ou uma garrafa de Romanèe Conti. Ontem o impostômetro bateu R$ 900 bilhões de arrecadação e cada um dos 27,7 milhões de miseráveis contribuiu com sua parte. É a treva!   

2- Desemprego em alta II

27,7 milhões de brasileiros que votarão com sua frustração e revolta. Representam 19% do eleitorado nacional ou o equivalente a toda região Sul (Paranã Santa Catarina e Rio Grande do Sul) ou quase o total das populações das regiões Centro Oeste e Norte. E o que se pode esperar desse voto? E como impedir que o miserável venda o voto? Se o desalento é grande o que dizer destes excluídos. Que Brasil eles querem, parafraseando a Globo? Sinto muito, mas o que vem pela frente nos próximos cinco anos é a tragédia anunciada. Não há almoço grátis e antes de começarmos a melhorar, ainda iremos piorar muito. Quem sobreviver verá.

3-Tri-perdas

O PT passou por uma quinta feira brava. Pela metáfora preferida do “chefe”, foram três cartões vermelhos. Lula perdeu as regalias de ex-presidente: cartão corporativo, motoristas, veículos, seguranças e assessores, vez que está preso. José Dirceu que vivia com uma tornozeleira, encerrou o ciclo de recursos à segunda instância e se apresenta no xilindró, sem tornozeleira, hoje. Gleisi Hoffman afirma que soube pela imprensa do relatório de suas estripulias inclusive com propina à prestação paga pela TAM e Consist. É osso barão. Urubu quando tá de azar…

4-Por falar em perdas…

A justiça e a polícia deram uma de “gato morto” e não atenderam os moradores do entorno da PF de Curitiba que queriam expulsar os simpatizantes de Lula acampados ali. Entrar numa dividida dessas, nem pensar. O acampamento está sendo desmontado aos poucos e por um motivo bem conhecido dos curitibanos: o frio. Venceu ontem o contrato do aluguel do terreno na Padre João Vislinski, e o PT fez um acordo para que s “tchurma” fique no local por mais uns dias até arranjarem uma casa, próxima da PF. E o frio só está começando. Brrrrr!

5-Analfabetismo

Saiu o resultado da Pnad Contínua e se você gosta de números prepare coração. Temos 11,5 milhões de analfabetos. Os dados mostram que Brasil não conseguiu atingir a meta de reduzir o analfabetismo e a taxa de analfabetos praticamente se mantém estável. A meta para 2015 era para que 6,5% de indivíduos acima de 15 anos não soubessem ler ou escrever um bilhete simples. Deu ruim: a taxa foi 7,7%. Em 2016, 7,2%. Em 2017, 7%, ou seja, estamos numa rua e não sabemos ler o nome. Quem não sabe ler, mal fala, mal ouve e mal vê. Dureza véio.

[email protected]