Porto Velho/RO, 21 Março 2024 07:40:07

Política &

coluna

Publicado: 22/05/2018 às 11h35min

A- A+

POLÍTICA e MURUPI

FRASE DO DIA: “Esse trabalho não tem sido fácil. Velhas práticas da corrução do sistema e impunidade são difíceis de serem..

FRASE DO DIA:

“Esse trabalho não tem sido fácil. Velhas práticas da corrução do sistema e impunidade são difíceis de serem superadas. Há ameaças, riscos e tentativas de difamação. Alguns criminosos não querem mudar o status quo da corrupção e da impunidade. E eles são muitos. E são poderosos”. – Juiz Sérgio Moro na Universidade Notre Dame nos EUA.

1-Estancando a sangria

O país está novamente como o bêbado buscando a saída da loja de louças às escuras. Antes de sair, destrói quase tudo. A economia que vinha desarrumada começou a andar pelas mãos da dupla Meireles e Ilan Goldfajn do BC, mas o governo errou feio no ajuste fino. Os gastos explodiram e as necessárias reformas foram bombardeadas e não aconteceram. Some-se a isto uma ocorrência externa. O dólar se valorizou e o mundo se viu frente a frente com a saúde dos EUA que tem o incrível dom de ficar forte e sugar a saúde do resto do mundo.

2-Receita vencida

O presidente da Câmara, Rodrigo Maia ao ver caminhões parados começou a ter ideias. Fim da Cide, redução do PIS/Confins, ICMS dos estados e creiam, uma comissão com  Petrobras, distribuidoras, postos, governo e especialistas da área. Maia age como viciado: doença velha, o remédio de sempre mesmo se for câncer: band-aid, mertiolate e chá de camomila. Soluções simples para problemas complexos podem causar efeitos colaterais até mais complexos que os originais. É a tentação intervencionista. E ainda reclamam do ativismo judiciário. Ora, ora…   

3-Faça o que eu mando

Maia ainda pensava o que fazer e o “sanatório geral” já enviava sinais de fumaça. A Petrobras vai ter que reduzir o preço de diesel e gasolina nas refinarias já a partir de amanhã. Diesel em R$2,3351 e gasolina em R$2,0433. Ou seja, o governo mete a mão grande na Petrobrás para não meter a mão na caneta e cortar impostos. É o vício antigo de se intervir na economia para empurrar com a barriga. A Petrobrás, que vinha saindo da crise sentiu o peso do estado lento e pesado. E a gente reclama do Maduro. Não temos governo e não sabemos o que é gestão.   

4-Década perdida

Deixar o Brasil de ponta cabeça não foi difícil. Qualquer Temer, Rodrigo Maia ou Bolsonaro o fariam. É só aumentar gastos, não priorizar demandas, meter a mão na economia, aumentar impostos e atuar como se estivesse em campanha permanente. Reverter a posição demanda tempo, conhecimento e foco. A Petrobrás, por exemplo, vai saindo do buraco, mas deixa uma lição: petróleo é commodity e seu preço depende do mercado. Nossa classe política é ruim e desplugado do povo. É preciso reduzir o tamanho do estado e aceitar o mercado que sem ser a panaceia absoluta, é a via para o país se abrir a uma nova ordem. Vejam o agronegócio…  

5-Perdidões

Temer chamou seu marqueteiro, Elsinho Mouco para uma sessão de aconselhamento e pelo jeito com “descarrego brabo” pra ver se afasta o “encosto da candidatura”. Seriamente Temer estuda a possibilidade de deixar a vaga para Francisco Meireles, que anda mais perdido que cachorro em procissão e nas pesquisas mais queimado que dedo de noiado. Esse povo tem mais sorte que juízo. Gastar dinheiro pra nada. Ara sô…

[email protected]

 


Deixe o seu comentário

sobre Política & Murupi

Leo Ladeia é baiano de Itororó, torcedor do Bahia ou um pau rodado que apoitou por aqui. Começou como radialista na Rádio Vitória Régia aos 55 anos. Apresentou o programa Lendas do Rock na rádio Parecis. Na SIC TV como aqui no Gente de Opinião Léo Ladeia fez de tudo. Astronauta, boy, pintor, poeta e pedreiro. Mutante, gosta de experimentar e de desafios, atualmente Ladeia está trabalhando no Rede TV Rondônia, canal 17,do Sistema Gurgacz de Comunicação.