Porto Velho/RO, 23 Março 2024 00:29:37

Política &

coluna

Publicado: 23/08/2018 às 14h48min | Atualizado 23/08/2018 às 16h26min

A- A+

Saiu a pesquisa Ibope em Rondônia

FRASE DO DIA: “Já não causa tanto furor como antigamente o resultado das pesquisas do Ibope em Rondônia devido aos constantes erros..

FRASE DO DIA:

“Já não causa tanto furor como antigamente o resultado das pesquisas do Ibope em Rondônia devido aos constantes erros por estas bandas, a exemplo do que ocorreu nas eleições municipais quando colocaram Dr. Hildon na rabeira” – Advogado Robson Oliveira

 

1-Pesquisa Ibope-RO I

Saiu a pesquisa Ibope-RO. O candidato Expedito Jr pontua em primeiro lugar na preferência do eleitor com 30% de intenção de votos, seguido por Acir Gurcacz com 15% e Maurão de Carvalho com 10%. Uma curiosidade: nos três casos há uma diferença de 50% do primeiro para o segundo e 50% de diferença do segundo para o terceiro colocado. Tudo assim muito bem arrumadinho. E mais: o número dos indecisos, brancos e nulos, é igual à intenção de voto do primeiro colocado – 30% – ou seja, tudo bem arrumadinho. Para eventual segundo turno é só arrumar os indecisos.

2-Pesquisa Ibope-RO II

Na mesma pesquisa na modalidade espontânea – aquela em que somente se pergunta ao eleitor em quem ele pretende votar, sem que se apresente a relação de candidatos – mantém-se dentro da margem de erro a diferença percentual entre candidatos como na estimulada. Expedito 9%, Acir 5% e Maurão 3%. A surpresa aparece novamente com os indecisos. divididos em três categorias: “Não sabe” 56%, “Brancos e nulos” 18% e “Outros” com 7%. Traduzindo, os três candidatos melhor colocados têm extensa raia para remar, pois nada está decidido. Aliás para quem está acostumado com as pesquisas em Rondônia, esta foi mais um docinho de côco.

3- Pesquisa Ibope-RO III

Saiu a primeira pesquisa do Ibope em Rondônia para os candidatos ao Senado. São duas vagas e de novo a pesquisa é uma gracinha. Afora a pontuação dos candidatos, assusta o escore cravado para indecisos que são brancos, nulos e “não sei” na pesquisa estimulada: 30%. Na espontânea ao que parece o eleitor desconhece o fato de que vai ocorrer aqui em Rondônia uma eleição este ano e antes do natal. Detalhe: o nível de confiança é de 95%. E aí da para confiar?  Então tá.

4-Maluf, enfim, cassado

Símbolo da corrupção desde o regime militar, preso há oito meses mas longe das grades, vivendo em casa por ordem do STF, Paulo Maluf perdeu a condição de deputado e a partir de agora vai viver às suas expensas e não mais do dinheiro público. Mas como é um dos “homens de ouro” do país será mantido em prisão domiciliar em sua mansão no bairro rico dos Jardins em São Paulo, o que prova que a expressão “todos são iguais perante a lei” é só uma frase que caiu em desuso apesar de fazer parte do anedotário jurídico brazuca e constar da nossa Carta Magna,.

.5-Ruína na comunicação

O governo federal anunciou que vai ajudar Roraima com mais verbas – quase R$ 200 milhões – que irá construir o hospital de campanha e que vai agilizar a interiorização dos venezuelanos que chegam à pequena cidade de Pacaraima. De imediato o governo de Roraima desmentiu. Sobre as verbas o governo não mandou nada ainda e logo o que possivelmente seja enviado não será “mais verbas”. Sobre o hospital é sonho. Não há projeto, plano, licitação, nada e sobre a interiorização, o envio da Força Nacional para organizar a vida dos refugiados é por sí só um desmentido. A ideia é deixar lá até que as coisas se resolvam por si mesmas. “Brasília mente” já dizia Confúcio Moura.   

[email protected]


Deixe o seu comentário

sobre Política & Murupi

Leo Ladeia é baiano de Itororó, torcedor do Bahia ou um pau rodado que apoitou por aqui. Começou como radialista na Rádio Vitória Régia aos 55 anos. Apresentou o programa Lendas do Rock na rádio Parecis. Na SIC TV como aqui no Gente de Opinião Léo Ladeia fez de tudo. Astronauta, boy, pintor, poeta e pedreiro. Mutante, gosta de experimentar e de desafios, atualmente Ladeia está trabalhando no Rede TV Rondônia, canal 17,do Sistema Gurgacz de Comunicação.