Porto Velho/RO, 25 Março 2024 04:06:08

Política &

coluna

Publicado: 27/06/2018 às 11h53min | Atualizado 27/06/2018 às 12h12min

A- A+

Lula vai sair da prisão.Quer que eu explique, que eu diga a data?

FRASE DO DIA: “Quanto mais se critica a Suprema Corte, mais desmoralizada ela se empenha em ficar. A instância máxima do Judiciário..

FRASE DO DIA:

“Quanto mais se critica a Suprema Corte, mais desmoralizada ela se empenha em ficar. A instância máxima do Judiciário revela-se incapaz de resistir aos seus impulsos autodestrutivos”.– Jornalista Josias de Souza

1-Couro de dedo

Um entra e sai sem fim. Um prende, o outro solta, prende de novo e de novo o outro solta…Até  parece couro de dedo. Ontem Zé Dirceu que havia entrado e saído, saiu de novo e fica fora até que um recurso seja julgado pelo STJ para poder entrar de novo. São 30 anos de cana, mas os “capapreta” resolveram refrescar. Para eles é normal. Para quem não usa “vade-mecum”, “data vênia” nem os rapapés e salamaleques das excelências é um horror. Com couro e dedo indo e vindo com tamanha facilidade, tornou-se previsível a saída de quem tem pouco dedo, mas tem couro curtido. Lula vai sair da prisão. Quer que eu explique, que eu diga a data ou desenhe?

2-Prisão após segunda instância (rsrsrs)

Desenha-se o abrigo jurídico para os poderosos que ficaram sem o foro especial. E não venha o “Zé Povinho” espernear. Como acabar da noite para o dia com a impunidade que mantém a casta que determina onde será feita a ponte, qual empresa que vai construí-la, quanto será a propina, etc. O “Zé Povinho” não sabe como fazer isso. O país precisa dos ladrões do tesouro. É assim desde o Império. Sai Sarney, vem Renan, Jucá, Lula, Serra, Cabral, Aécio, etc. de Norte a Sul com as bênçãos do Padre Cícero e do Negrinho do Pastoreio enquanto a paciência do povo se anestesia até a volta dos panelaços, black-bocks, caminhoneiros e coisas do tipo.

3- E dê-lhe STF…

A ojeriza pelo trabalho, o fastio mental que os impede de pensar sobre temas mais profundos e poder centralizada no colégio de líderes, impede que o Congresso apresente soluções –é sua obrigação – para temas como prisão após sentença ou mar de recursos judiciais que faz com que um processo exista por anos a fio. Sobra o STF que a cada dia abocanha mais um pedaço de poder o que acaba movimentando o rentável negócio dos escritórios advocatícios. “Do limão a limonada”, diz o povão. E quanta limonada se fazz em Brasília. Até para proteger “laranjas”.    

4-Uma medida inteligente

O Rio de Janeiro vai abolir as sacolas plásticas de derivados de petróleo nos estabelecimentos comerciais. A Lei 8.006, publicada ontem no Diário Oficial, dá prazo de 18 meses para micros e pequenas empresas efetuarem a troca e 12 para as outras. As sacolas reutilizáveis deverão ter resistência de 4 a 10 quilos e terem  51% de material renovável, como o bioplástico produzido a partir de cana-de-açúcar ou milho na composição. Se dá certo no Rio de Janeiro, dá certo aqui e é um tema mais inteligente que aquela bobagem de cobrar comida de preso ou tornozeleira eletrônica como querem os deputados. Aliás, de qual cabeça saiu a pérola das tornozeleiras?

5-Estado democrático de direito

Do jeito que as coisas estão seguindo na 2ª Turma do STF, sai a “tchurma da patifaria” e vai acabar faltando cadeia para prender a Força Tarefa da Lava jato e os membros do TRF-4.

[email protected]

 


Deixe o seu comentário

sobre Política & Murupi

Leo Ladeia é baiano de Itororó, torcedor do Bahia ou um pau rodado que apoitou por aqui. Começou como radialista na Rádio Vitória Régia aos 55 anos. Apresentou o programa Lendas do Rock na rádio Parecis. Na SIC TV como aqui no Gente de Opinião Léo Ladeia fez de tudo. Astronauta, boy, pintor, poeta e pedreiro. Mutante, gosta de experimentar e de desafios, atualmente Ladeia está trabalhando no Rede TV Rondônia, canal 17,do Sistema Gurgacz de Comunicação.