Porto Velho/RO, 24 Março 2024 02:53:35

Política &

coluna

Publicado: 19/12/2018 às 14h58min

A- A+

A Lavajato está desde 2014 com lições diárias

FRASE DO DIA: “Foi um golpe.” – Jurista Miguel Reale Jr. sobre o vexame do ministro Marco Aurélio. 1-Dois baculejos por aqui Na..

FRASE DO DIA:

“Foi um golpe.” – Jurista Miguel Reale Jr. sobre o vexame do ministro Marco Aurélio.

1-Dois baculejos por aqui

Na alça de mira fazia tempo, receberam a esperada visita, o secretário da Semtran, o dono da empresa de sinalização e mais gente que será conhecida ao longo do dia que cuida de e mais pessoas das quais saberemos o nome ao longo do dia. De igual forma a Companhia de Mineração de Rondônia recebe a visita do Gaeco que busca provas de irregularidades no órgão. A Lavajato está desde 2014 com lições diárias de que o tempo da corrupção acabou, mas a “tchurma do Queromeu” não acredita. Aí…

2- Mais dois baculejos por aí

                

Gilberto Kassab sempre teve seu nome citado repetidamente por envolvimento em rolos. Com parceiros ou sozinho e hoje enfim a PF chegou nele “dicumforça” para “in loco” dar uma espiada numa suposta mesada da caridosa JBS. Na aparelhada Ancine a PF quer ver o trabalho dos peraltas que permitiram “coisas feias” feitas com grana pública em nome da arte. Isso dá até um filminho de baixo custo e alta lucratividade.

3-Por falar em baculejo…

Queiroz, ou Fabrício Queiroz, suposto cofre da família Bolsonaro será ouvido pelo MP hoje. Para Flávio Bolsonaro, filho do presidente, a coisa é simples e resume-se ao que ele disse quando surgiu a denúncia: “Continuo com minha consciência tranquila, pois nada fiz de errado. Não sou investigado. Agora, cabe ao meu ex-assessor prestar os esclarecimentos que se fizerem necessários ao Ministério Público”. Não é bem isso, mas vai ficar assim por ora. Lá mais à frente isso volta com as conseqüências, claro.

4-Balanço do STF

Ao encerrar o ano do judiciário, o presidente Dias Toffoli fez o balanço das atividades do STF e os números realmente impressionam. Entraram 100437 processos na corte e 124975 decisões foram proferidas. Outros números como a quantidade de acórdãos, novos processos, de recursos, etc. me levam a pensar que algo precisa ser feito para criar barreiras e reduzir o afluxo de processos. Como exigir celeridade e qualidade na prestação jurisdicional com esta demanda suprema? Uma hora dessas pode dar titica.    

5-E por falar em STF, vergonhosas porteiras abertas…

Do Ministro Marco Aurélio de Mello em decisão liminar e monocrática : “Defiro a liminar para, reconhecendo a harmonia, com a Constituição, art 283 do CPP, determinar a suspensão de execução de pena cuja decisão a encerrá-la ainda não haja transitado em julgado, bem assim a libertação daqueles que tenham sido presos, ante exame de apelação, reservando-se o recolhimento aos casos verdadeiramente enquadráveis no artigo 312 do mencionado diploma processual”.

E agora José? Abram-se as cadeias e soltem-se todos ou o vaqueiro Dias Toffli vai segurar a boiada pelo rabo? Difícil e um detalhe, hoje é o último dia de trabalho no STF e como eu escrevi acima, acabou de dar titica. Das grandes.  

[email protected]


Deixe o seu comentário

sobre Política & Murupi

Leo Ladeia é baiano de Itororó, torcedor do Bahia ou um pau rodado que apoitou por aqui. Começou como radialista na Rádio Vitória Régia aos 55 anos. Apresentou o programa Lendas do Rock na rádio Parecis. Na SIC TV como aqui no Gente de Opinião Léo Ladeia fez de tudo. Astronauta, boy, pintor, poeta e pedreiro. Mutante, gosta de experimentar e de desafios, atualmente Ladeia está trabalhando no Rede TV Rondônia, canal 17,do Sistema Gurgacz de Comunicação.