Porto Velho/RO, 26 Março 2024 05:37:22

Política &

coluna

Publicado: 10/06/2019 às 09h29min | Atualizado 10/06/2019 às 09h30min

A- A+

Chegando ao poder eles vão tomando providências

“Ele vai ter que me aturar 2 anos na presidência do Senado. Eu vou ter que aturar ele 2 anos. Ele vai ter que aturar o Rodrigo e o..

“Ele vai ter que me aturar 2 anos na presidência do Senado. Eu vou ter que aturar ele 2 anos. Ele vai ter que aturar o Rodrigo e o Rodrigo vai ter que aturar ele” – Presidente do Senado Davi Alcolumbre sobre o presidente Bolsonaro.

1-Fora dos autos

O ministro Barroso vez por outra se arvora a interpretar o humor brazuca. “O que há de relevante é que essa crise da democracia não foi produto de golpes. Tem sido causada por líderes populares e populistas eleitos pelo voto. Chegando ao poder eles vão tomando providências. Concentra-se poder no Executivo, persegue-se o líder da oposição, censura-se a imprensa aqui e ali e empacota-se o Judiciário acolá. A soma disso leva ao autoritarismo”, disse ele. Direto e sem juridiquês, numa análise preciosa.

2-Vaza Jato I

Caiu como uma bomba a série de reportagens do site publicadas neste domingo pelo site “The Intercept Brasil” com a revelação das conversas entre o juiz Sérgio Moro e os membros do MPF de Curitiba. O assunto é extenso e basta seguir o link para conhecer parte do conteúdo que o Intercept afirma possuir sobre as vísceras da Lava Jato. Para o leitor desapaixonado, a oportunidade de saber como a coisa funcionou do outro lado.         

3-Vaza Jato II

A reação do MPF foi imediata. Em extensa nota “Força-tarefa informa a ocorrência de ataque criminoso à Lava Jato” o MPF do Paraná atribui a “hackers” a divulgação das “mensagens trocadas por seus integrantes” e diz que “serão recebidas como uma oportunidade para a reflexão e o aperfeiçoamento dos trabalhos da força-tarefa”. Na quarta passada a ação de “hackers” foi no TRF-2 que relata processos derivados da Lava Jato contra o desembargador Abel Gomes e seu substituto, Flávio Lucas.    

4-Vaza Jato III

Na mesma linha do MPF do Paraná, Sérgio Moro disse em nota: “… não se vislumbra qualquer anormalidade ou direcionamento da atuação enquanto magistrado, apesar de terem sido retiradas de contexto e do sensacionalismo das matérias, que ignoram o gigantesco esquema de corrupção revelado pela Operação Lava Jato.” A “izquierda” se agita e o antenado Zé Carlos “Banzeiros” Sá questiona: “Será uma reedição do Wikileaks?”. E que tal outro Whatergate? Vou esperar. E se for coisa de aloprados?   

5-E se…

Medida provisória é um instrumento do Executivo válido por 60 dias prorrogáveis por mais 60 para atender urgências e relevâncias. Mas com tal poder qual presidente não avançaria o sinal? A Câmara aprovou PEC que endurece o prazo das MPS que devem ser votadas em até 40 dias. A PEC enquadra o Executivo, contudo libera os líderes de partidos e de bancadas para montar seus grupos de avaliação. Com tudo que já pintou com as MP’s melhor mesmo seria acabar esta “jabuticaba”. Existem outros métodos.

[email protected]


Deixe o seu comentário

sobre Política & Murupi

Leo Ladeia é baiano de Itororó, torcedor do Bahia ou um pau rodado que apoitou por aqui. Começou como radialista na Rádio Vitória Régia aos 55 anos. Apresentou o programa Lendas do Rock na rádio Parecis. Na SIC TV como aqui no Gente de Opinião Léo Ladeia fez de tudo. Astronauta, boy, pintor, poeta e pedreiro. Mutante, gosta de experimentar e de desafios, atualmente Ladeia está trabalhando no Rede TV Rondônia, canal 17,do Sistema Gurgacz de Comunicação.