Porto Velho/RO, 07 Dezembro 2019 02:18:42

    LéoLadeia

    coluna

    Publicado: 08/10/2019 às 09h57min | Atualizado 08/10/2019 às 10h03min

    A-A+

    Coluna Política & Murupi – Leo Ladeia

    Frase do dia “Virou quadro na parede a história da OAB associada a causas nobres, à defesa das liberdades e ao combate à..

    Frase do dia

    “Virou quadro na parede a história da OAB associada a causas nobres, à defesa das liberdades e ao combate à corrupção e ao autoritarismo”. – Jornalista Cláudio Humberto

    1-Lá vem outro golpe I

    Duas ocorrências – uma real e outra fake – sobre tentativas de assassinato de autoridades do Judiciário foram o gatilho para a ação proposta pela OAB, para que o STF adote providências que contenham a sanha criminosa. Quer a OAB que em qualquer tribunal haja um só protocolo de verificação, já que diversos tribunais possuem normas variadas sobre quem deve passar nos detectores, em geral excluindo-se magistrados e membros do MP e mantendo-se advogados.

     

    2-Lá vemoutro golpe II

    Os dois fatos são irrelevantes em termos de estatística, mas a primeira ideia é o detector para cada tribunal. E quantos existem nos 5570 municípios? O valor de cada portal básico está entre R$13 mil e R$ 20 mil , o que já manda a conta para o lixo. Ocorre que tudo que se faz “Jardim do Éden” tem repercussão geral e aí cada Câmara, Prefeitura, ALE, TC, MP, UPA, ou lugar onde seja possível o acesso, ainda que remoto de gente, vai querer ter seu “segura pião”. Se o golpe der certo alguém vai ganhar uma “baba” pra nada e nós vamos pagar a conta. Como sempre.

     

    3-Outubro mês do professor

    Saiu o decreto que atualiza o ganho do professor da rede estadual pelo piso nacional, previsto em Lei Federal desde 2008e regulariza o pagamento feito via complemento. Logo em outubro virá o retroativo a janeiro de 2019. Para entender: um professorem início de carreira terá acesso ao piso nacional. Quem é do quadro, receberá de acordo com o tempo de serviço.“Estaremos comemorando com alegria, valorizando nossos profissionais da educação que faz com que crianças, jovens, nosso futuro, seja valorizado. Vamos fazer com que este piso seja pago retroativo a janeiro de 2019, lembrando que isso não é aumento, é a aplicação da lei”, disse Marcos Rocha, de bem com a vida com os professores. Agora vem a saúde mais aí, vixi…

    4-Um ministro das arábias

    O ministro da Educação gosta do “lelê”. Em São Paulo caiu de pau na Universidades Federais e despachou: “A escola pode ensinar um ofício. Aí vem o preconceito desses ‘intelectualóides’ que acham que escola técnica não é boa porque ensina ofício. Tem que ser doutor. Está cheio de doutor sem emprego, mas é difícil ter um bom encanador passando fome ou no Bolsa Família. É difícil um eletricista, um técnico bom que não consegue se virar. Nossa meta até o final do governo é aumentar em 80% o número de alunos no ensino técnico”, esquecendo que os mestres e os doutores é que qualificam o ensino geral. O ministro é míope ou “roda presa”.

    5-Dinheiro na mão

    O Banco Central encaminhou ao Congresso hoje um projeto de lei para modernizar o mercado de câmbio que abre caminho para que pessoas físicas e empresas sejam titulares de contas em moeda estrangeira no Brasil, comum noutras economias. Pode ser o fim de cartórios como os agentes de câmbio, emissores de cartões de crédito internacional, seguradoras e prestadores de serviços turísticos.Imaginem manter contas de depósito em reais e em moeda estrangeira, contas tituladas internacionaisde custódia, contas em reais de depósito tituladas por BC’s no exterior fazendo compensação, liquidação e custódia internacional. Será um salto para quem opera no comercio exterior. No mundo globalizado ainda somos uma ilha que agora se abre.

    [email protected]


    Deixe o seu comentário

    sobre Léo Ladeia

    Leo Ladeia é baiano de Itororó, torcedor do Bahia ou um pau rodado que apoitou por aqui. Começou como radialista na Rádio Vitória Régia aos 55 anos. Apresentou o programa Lendas do Rock na rádio Parecis. Na SIC TV como aqui no Gente de Opinião Léo Ladeia fez de tudo. Astronauta, boy, pintor, poeta e pedreiro. Mutante, gosta de experimentar e de desafios, atualmente Ladeia está trabalhando no Rede TV Rondônia, canal 17,do Sistema Gurgacz de Comunicação.

    Arquivos de colunas