Porto Velho/RO, 25 Março 2024 08:40:09

Roberto Ravagnani

coluna

Publicado: 23/09/2020 às 09h43min

A- A+

Conhecendo o trabalho voluntário

O trabalho voluntário há décadas é visto como algo superficial, paliativo e emergencial, mas a cada dia que passa tem se tornado..

O trabalho voluntário há décadas é visto como algo superficial, paliativo e emergencial, mas a cada dia que passa tem se tornado importante, primeiro na vida de muitas pessoas, que fazem e que recebem auxilio através dele e para a sociedade que se ve atendida e mais “olhada” por outra parcela desta mesma sociedade, dando ares de que ainda temos chance de continuar a existir como uma “sociedade”.

Quando falam de uma atividade inclusiva, de uma atividade educativa, de uma atividade universal, me vem imediatamente a cabeça o trabalho voluntário, pois não consigo enxergar outra atividade com mais ganhos e conquistas do que esta.

Mas por que esta defesa toda do trabalho voluntário sem ser uma data comemorativa alusiva ao tema?

É simples, quero convencer você leitor a conhecer mais sobre esta atividade, não precisa ser um voluntário, se não quiser, mas quero que conheça, que saiba sua importância e seu papel dentro de nosso país, saiba que desde a década de 80 passou a intervir de forma afirmativa e positiva onde o estado não conseguia suprir as necessidades e infelizmente ainda é assim, onde o poder publico não consegue colocar seus braços protetivos aos mais vulneráveis, existe uma força atrativa ao trabalho voluntário e la ele se manifesta e atua.

Portanto você conhecendo o trabalho voluntario poderá ser de grande utilidade na sua defesa, na critica construtiva e na possibilidade de ser um voluntário em algum momento.

O voluntário no Brasil e no mundo vem exercendo uma função primordial de ajudar a manter a dignidade de muitos e a diminuir o abismo social existente.

Não devemos julgar ninguém, mas se for preciso, faça com conhecimento, por isso conheça mais sobre o trabalho voluntário.


Deixe o seu comentário

sobre Roberto Ravagnani

Colaborador do Diário da Amazônia-  Roberto Ravagnani é autor, palestrante, jornalista (MTB 0084753/SP), radialista (DRT 22.201), conteudista e Consultor de voluntariado e responsabilidade social empresarial. Voluntário palhaço hospitalar desde 2000, fundador da ONG Canto Cidadão, Associado para o voluntariado da GIA Consultores no Chile, fundador da Aliança Palhaços Pelo Mundo, Conselheiro Diretor da Rede Filantropia, sócio da empresa de consultoria Comunidea e Membro Engage for business. www.robertoravagnani.com.br

Arquivos de colunas